O primeiro sergipano a receber o imunizante foi a enfermeira Sonia Aparecida Damásio, do Hospital de Urgência; aplicação da vacina foi acompanhada por autoridades estaduais e municipais
A vacina foi pela levada para o sertão na aeronave do GTA
Publicado em 20 de janeiro de 2021
Por Jornal Do Dia
O primeiro sergipano a receber o imunizante foi a enfermeira Sonia Aparecida Damásio, do Hospital de Urgência; aplicação da vacina foi acompanhada por autoridades estaduais e municipais
A vacina foi pela levada para o sertão na aeronave do GTA
Gabriel Damásio
A vacinação contra o co- ronavírus em Sergipe começou às 8h13 desta terça-feira, com a aplicação das primeiras doses em profissionais de saúde e de apoio que trabalham no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse). A aplicação da vacina Coronavac aconteceu pouco mais de 12 horas depois do desembarque do lote enviado de São Paulo pelo Ministério da Saúde, no Aeroporto Santa Maria. O ato simbólico aconteceu no auditório do Huse, com a presença do governador Belivaldo Chagas, da vice-governadora Eliane Aquino, do prefeito Edvaldo Nogueira, de outras autoridades e profissionais do Huse.
A primeira sergipana a ser vacinada foi a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, 48 anos, que trabalha há 14 na área de saúde e atua na linha de frente do combate ao vírus, acompanhando pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Husedestinada a casos graves de Covid-19. Emocionada, ela se disse feliz e com "o coração acelerado" ao ser escolhida como o símbolo do início da campanha. "Estou muito feliz por ter sido escolhida, acho que, a partir de agora, temos uma esperança de que as coisas vão melhorar. Com isso, fico mais tranquila, principalmente porque estou na linha de frente.Não vou esquecer esse momento porque todo mundo está esperando essa vacina. Que todo mundo venha se vacinar para estar protegido e que a gente consiga ter uma vida normal, apesar de tudo", disse Sônia.
Após o início da vacinação, começou o trabalho de distribuição dos lotes destinados a cada cidade de Sergipe, cuja catalogação e separação por regional de Saúde aconteceu ao longo da madrugada anterior. Os municípios mais próximos da capital, que compõem as regiões de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju, fizeram a retirada diretamente na SES. Para as regiões de Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá, a entrega foi feita através de caminhões refrigerados. Já o do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) levou pessoalmente a secretária Mércia Feitosa para entregar as doses destinadas à regional de Nossa Senhora da Glória.
Inicialmente, serão fornecidos o correspondente a 50% do quantitativo, equivalente à primeira dose. Serão imunizadas 23.453 pessoas, entre trabalhadores da saúde, idosos maiores de 60 anos que estejam em hospitais ou asilos, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. A previsão é de que as outras pessoas dos grupos prioritários entrem na vez da vacinação à medida em que as outras doses da Coronavac e da Covishield (vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford) sejam aprovadas e liberadas pelo Ministério da Saúde para distribuição.
Belivaldo Chagas está na expectativa de que mais doses cheguem nos próximos dias. "Graças a Deus, esse momento chegou e a expectativa é que tenhamos vacinas daqui para frente para que a gente possa salvar vidas. Quero agradecer de coração aos trabalhadores da Saúde que estiveram o tempo todo na linha de frente. Nós estamos na expectativa de que a Anvisa libere mais 4 milhões de doses que estão armazenadas no instituto Butantã, isso acontecendo, nós teremos a continuidade da vacinação de forma mais incisiva, afinal de contas, há uma população ansiosa por essa vacina. O mais importante é a compreensão de que a gente tem que continuar utilizando o que temos: o uso das máscaras, ficar em casa e evitar aglomerações. Portanto, faço esse apelo à população. É preciso muito cuidado, pois temos muita luta pela frente", declarou o governador.
Aracaju – Na capital, a médica pediatra Juliana Nogueira e o técnico em enfermagem Paulo Ferreira dos Santos foram os primeiros a receberem a imunização contra o novo coronavírus na rede municipal de Saúde. A campanha de vacinação em Aracaju começou no Hospital Municipal Fernando Franco, zona Sul, com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Belivaldo Chagas. Nesta etapa, serão vacinadas cerca de 11 mil pessoas. Aracaju recebeu 21.878 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac.
Durante o início da vacinação, Edvaldo explicou que, a partir de agora, seis equipes de vacinação da Secretaria da Saúde irão aos hospitais, urgências, unidades exclusivas para atendimento de síndromes gripais e asilos para imunizar a população priorizada nesta fase da campanha. Na ocasião, o gestor também agradeceu aos profissionais da saúde e os definiu como "guerreiros que combateram o bom combate".
"Vocês foram a nossa luz no momento mais difícil. São verdadeiros guerreiros, nunca desistiram. A luta de cada um de vocês, especialmente, no momento mais grave da pandemia, nos orgulha. Que essa vacina seja uma injeção de fortalecimento para todos os profissionais de saúde que estão trabalhando nesse enfrentamento. Vocês são fundamentais, e, por isso, serão priorizados. Além disso, também imunizaremos os idosos institucionalizados, e seus cuidadores", salientou o prefeito.