Corpo de NoelBarbosa é cremado em São Paulo
Publicado em 11 de fevereiro de 2021
Por Jornal Do Dia
O corpo do empresário Noel Barbosa foi cremado ontem à tarde em São Paulo, por decisão da família. Ele tinha 79 anos e morreu no fim da tarde de anteontem em um hospital da capital paulista, para onde tinha sido transferido há poucos dias. Noel tinha sofrido um acidente doméstico e estava internado para tratar os ferimentos, mas acabou contraindo o novo coronavírus e não resistiu às complicações da doença. De acordo com a família, a cremação foi um pedido feito em vida pelo próprio empresário, e as cinzas devem chegar a Aracaju na tarde desta sexta-feira, quando lhe serão prestadas as últimas homenagens.
A morte de Noel Barbosa foi sentida e lamentada pelo mundo empresarial e político de Sergipe, que ressaltou o legado dele como empreendedor, investidor e filantropo. Em nota, o governador Belivaldo Chagas informou que recebeu a notícia com "pesar e consternação", e que o nome de Noel ficará para sempre na história do Estado. "Sergipe perdeu hoje um dos maiores empreendedores da sua história, que deixa um legado de quase 60 anos de obras e realizações que levaram o nome do nosso estado com orgulho para todo o pai?s", afirma.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, decretou luto oficial de três dias no Município, e destacou a carreira do fundador da rede de supermercados GBarbosa, que mantinha outros empreendimentos e era sócio dos shoppings Jardins e Riomar. "Noel Barbosa foi um dos grandes empreendedores sergipanos, com expressiva parcela de contribuição no desenvolvimento de Aracaju e de Sergipe, ao atuar nos mais diversos ramos de atividades econômicas, especialmente a de supermercado e, atualmente, nos setores de combustíveis, hotel, dentre outros empreendimentos", destacou.
O GBarbosa foi fundado em 1955, a partir de uma loja de secos e molhados no centro da capital, e tornou-se uma das maiores redes de supermercados do Nordeste. A empresa foi vendida em 2001 para o grupo holandês Royal Ahold e revendida em 2007 para o grupo chileno Cencosud. A Cencosud Brasil também homenageou o fundador em uma nota. "Visionário e pioneiro, o senhor Noel junto ao irmão Gentil (in memorian) fundaram uma das marcas mais expressivas do varejo nordestino.Iniciaram há 65 anos com uma mercearia de secos e molhados no centro de Aracaju, onde conquistaram, a partir dali, uma fiel clientela. O GBarbosa, marca que de forma honrada leva o nome dos irmãos desbravadores, é um legado da cultura empreendedora de Sergipe", diz a atual controladora.
Já o empresário João Carlos Paes Mendonça, cujo grupo é sócio de Noel Barbosa nos dois shoppings, também fez um comunicado e definiu o parceiro e conterrâneo como "um amigo como poucos". Noel nasceu em Itabaiana (Agreste) e João Carlos é da vizinha Ribeirópolis. "Nossos caminhos se cruzaram há muitos anos, quando eu atuava no varejo de supermercado e ele também. Depois, nos tornamos sócios em empreendimentos no setor de Shopping center, tanto em Aracaju como em outras cidades da região Nordeste. Mas meu maior pesar é pela perda de um amigo como poucos. Da pessoa sincera, cordial e de excelente caráter. Infelizmente, nesse último ano, fomos forçados a nos manter distantes. Guardarei as melhores lembranças dele. Fará falta", lamentou. (Gabriel Damásio)