Canindé é a primeira cidade a decretar toque de recolher
Publicado em 03 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
A cidade de Canindé do São Francisco (Sertão) foi a primeira do estado de Sergipe a decretar um toque de recolher noturno para tentar frear o ritmo de crescimento dos casos de coronavírus e da iminente chegada de suas variantes ao Estado. O decreto baixado ontem pelo prefeito Weldo Mariano de Souza determinou o fechamento do comércio a partir de determinados horários, e proibiu a circulação de pessoas nas ruas, das 21h às 5h do dia seguinte. A medida vale nos dois próximos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.
A exceção da regra é apenas para os órgãos considerados essenciais, como polícias, bombeiros, guarda municipal, vigilantes, estabelecimentos com serviço de entrega, farmácias e drogarias de plantão, profissionais de saúde e outros serviços essenciais que funcionam à noite. Outra exceção é a circulação de pessoas nas noites de sexta-feira, quando acontece a feira livre da cidade. O decreto da Prefeitura permite que as pessoas fiquem nas ruas até 22h, desde que comecem a desocupar as barracas uma hora antes.
Já o comércio local foi autorizado a funcionar durante o dia, desde que obedeça aos protocolos de segurança, como distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, capacidade reduzida, uso de máscaras e fornecimento de álcool-gel ou líquido a 70% para higienização das mãos. O horário de fechamento foi diferenciado: 16h para o comércio em geral e salões de beleza, 20h para os supermercados e academias de ginástica, e 21h para bares e restaurantes.
O decreto municipal prevê ainda uma multa de R$ 583,10 para quem descumprir o toque de recolher, podendo ela ser dobrada em caso de reincidência. No entanto, os fiscais e policiais são orientados a fazer não aplicar a multa na primeira abordagem, fazendo-a de forma educativa, para orientar a população.