COM A FALTA DE LEITOS TAMBÉM EM ENFERMARIAS, A PREFEITURA ESTÁ INSTALANDO UMA NOVA ALA COM 28 LEITOS APROVEITANDO ESPAÇO QUE ESTAVA OCIOSO NO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE
PMA vai abrir 28 leitos de enfermaria no Huse
Publicado em 14 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Diante do aumento dos casos de coronavírus e da superlotação dos hospitais, a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado acertaram a abertura de 28 leitos clínicos de retaguarda no Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse). A nova ala, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a funcionar a partir deste domingo. Os últimos detalhes desta abertura foram discutidos na manhã deste sábado, em uma reunião no auditório do Huse.
Na ocasião, foram debatidos alguns fluxos para o enfrentamento da doença e a parceria entre os órgãos, no sentido de ampliar a capacidade dos leitos de internação para pacientes com coronavírus."O motivo da reunião é em virtude do aumento de volume dos casos e algumas unidades já mostrando sinais de estrangulamento, pensando nisso, houve essa necessidade de unir esforços entre a SMS, SES e o hospital para ampliar a capacidade dos leitos de internação para pacientes com Covid-19. A proposta inicial é oferecer um espaço para criação de 20 leitos de retaguarda, podendo se estender para 28 e nos reunirmos para planejarmos os fluxos", destacou o superintendente do Hospital João Alves Filho, Walter Pinheiro.
Por meio de uma plataforma digital online, a secretária municipal Waneska Barboza e técnicos da secretaria de saúde de Aracaju alinharam os fluxos com a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Adriana Menezes, o superintendente e gestores do Huse, que participaram da reunião de forma presencial. Na ocasião, ficou acordado que a SMS disponibilizará os serviços de lavanderia, alimentação do paciente, insumos, equipamentos, RH, rouparia e esterilização.
A visita técnica feita por uma equipe da SMS definiu que a Unidade Pós Cirúrgica (UPC), como área que será remanejada para retaguarda da Rede Municipal. Neste caso, a SES cederá o espaço físico já pronto para acomodação dos pacientes, além de gasometria, laboratório, raio-x, limpeza hospitalar, coleta de resíduos, internet e serviço de ponto, segurança, sinalização do hospital.A unidade foi escolhida pela gestão do hospital por ter, no ponto de vista de estrutura, uma entrada e recepção próprias, além de capacidade para atender a demanda necessária no momento.
De acordo com Waneska, o objetivo desses leitos é desafogar as portas de urgência dos hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). "A ideia é que a gente retire os pacientes das UPAs Zona Norte e Zona Sul e leve pelo próprio município, sem precisar de regulação estadual, para esses leitos que estão sendo montados no Hospital João Alves. Nesses leitos, os pacientes que necessitarem de UTI o fluxo continua, é feito o pedido ao SIGAU e aguardado o surgimento da vaga para o perfil do paciente", esclareceu a secretária do município.
Ampliação – A SMS informou que amplioua rede de saúde do Municípioem 57% nas últimas semanas, saindo de 49 vagas para as atuais 77 distribuídas entre os hospitais Fernando Franco, Nestor Piva e São José.
O planejamento da SMS prevê também a implantação de 20 leitos do CapsJael Patrício, localizado no bairro Dom Luciano. Com os 28 leitos que serão implantados no Huse, a rede municipal ofertará 105 vagas, uma ampliação de 114%. São 33 vagas no Nestor Piva, 25 no Fernando Franco, 19 no São José, 28 no Huse.