O exemplo de Bolsonaro
Publicado em 23 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o Brasil vem dando exemplo no combate à Covid-19. A Or ganização Mundial da Saúde, bem como a realidade dos números, apontam em outro sentido. Enquanto o presidente tenta ganhar a luta contra o vírus no gogó, o País bate novos recordes de mortes, todos os dias.
Não é para menos. Em plena pandemia, o Brasil tem hoje dos ministros da Saúde. Pazuello já foi dispensado pelo presidente, mas permanece ministro. Marcelo Queiroga, o substituto já anunciado por Bolsonaro, ainda aguarda nomeação. A tendência de mudança de rumo na condução da crise, contudo, ainda está para ser colocada à prova. O presidente é contrário a tudo o que a Ciência preconiza contra a propagação do coronavírus.
Ontem, a Organização Mundial de Saúde mandou um recado direto para o ministro em vias de tomar posse. É necessário engendrar uma grande ação de âmbito nacional, alinhando União, estados e municípios, a fim de implementar uma política nacional de enfrentamento à pandemia. A OMS lembra que, ao contrário da tendência mundial, o contágio por Covid-19 continua expandindo no Brasil, de modo cada vez mais rápido.
De fato, o comportamento de Bolsonaro é exemplar. Sob a sua guarda, o País somou 25% das mortes por Covid-19 no mundo. Dados da OMS apontam que, em todo o planeta, 60,2 mil pessoas foram vítimas da Covid-19 no mesmo período – 15,6 mil delas no Brasil, com apenas 2,7% da população mundial. Foi por ação e omissão do presidente, seguindo o seu triste exemplo, que milhares de brasileiros perderam a vida, a fim de ir e vir livremente – sem lenço, sem documento, sem máscara.