Banco de leite humano pededoações para suprir o estoque
Publicado em 07 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia
O incentivo a doação de leite materno é intensificado em 19 de Maio, quando se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Em 2021 a data traz o tema: "A pandemia trouxe mudanças a sua doação traz esperança". A missão é facilitar a doação e promover a amamentação.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao longo dos anos vem se aprimorando com a comissão de Banco de Leite no Estado de Sergipe. Atualmente, a coordenação da Política de Aleitamento Materno fica dentro da área da saúde da criança, conforme determina a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança.
De acordo com a Referência Técnica da Área da Saúde da Criança e Adolescente, Helga Muller Mengel, a data chama atenção, principalmente, para a importância da política, a necessidade das doações de frascos e de leite materno. "Sabemos que a pandemia trouxe muita dor, muito isolamento, mas ao mesmo tempo, ela trouxe uma solidariedade enorme. O que pedimos é que as pessoas continuem solidárias. Cada frasco de leite consegue alimentar dez crianças das unidades neonatais, ou seja, traz vida. Reforço que a Política de Aleitamento Materno em um país, consegue reduzir a mortalidade infantil em 13%, gerando aí menos adoecimento de crianças, menos internações, enfim, é uma política segura. O leite é uma alimentação exclusiva, saudável e feliz", destaca.
O Banco de Leite Marly Sarney, vem atuando como intermediário, entre as mães que desejam doar aos recém-nascidos internados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. "Pedimos que as mães continuem a doar como um ato de amor para alimentar bebês que necessitam do auxílio de forma constante, para seu desenvolvimento e boa formação no crescimento. Doar é uma ação humanitária voltada para o próximo", assegura a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, enfermeira Bárbara Reis.