Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
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Solicitações de remissão e de isenção do IPTU de Aracaju podem ser feitas totalmente online


Publicado em 25 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia


 

Visando atenuar os efeitos da crise econômica provocados pela pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju lançou um pacote de medidas que incluem, entre outras ações, a possibilidade de perdão de débitos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), conforme a Lei Nº 5.382, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 22 de abril. O pedido de remissão pode ser do exercício atual ou de anos anteriores, para isso, é necessário enviar a solicitação para a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). 
O perdão das dívidas se aplica em três situações: renda familiar mensal de até dois salários mínimos e apenas um imóvel em todo o território nacional, utilizado como residência e com valor de avaliação de até R$160 mil; imóveis que tenham valor de avaliação de até R$80 mil; e servidores da Prefeitura e da Câmara de Municipal de Aracaju que possuam apenas um imóvel.
O cidadão que atender às exigências descritas pode solicitar o direito através do Portal do Contribuinte, no endereço fazenda.aracaju.se.gov.br, em requerimento totalmente online. No ato da solicitação, é necessário anexar os documentos comprobatórios, inclusive o imposto de renda. No mesmo canal, o cidadão pode fazer a solicitação da isenção do IPTU para 2022, que deve ser feita até o dia 30 de junho. 
O secretário da Fazenda, Jefferson Passos, enfatiza que a modernização dos processos, com a possibilidade de realizar serviços de forma totalmente online através do Portal do Contribuinte, tem sido fundamental neste momento de pandemia. "É a maneira mais prática e prudente, tendo em vista que continuamos em situação de pandemia e as recomendações de distanciamento social são extremamente necessárias", enfatiza. 
Jefferson destaca que a solicitação é simplificada, com passos intuitivos. "Basta que o contribuinte realize o cadastro no Portal do Contribuinte, fornecendo dados pessoais e criando o login e uma senha. Após o cadastro confirmado, ele acessa a página em requerimento online, anexa os documentos necessários, que estão sinalizados no próprio site, e envia a solicitação. Será gerado um número de protocolo, e toda vez que o processo for tramitado pela Fazenda, o contribuinte será notificado através de SMS e e-mail", detalha o secretário. 
Caso não tenha acesso à internet, é possível fazer a solicitação de forma presencial, na Central de Atendimento, na sede da Semfaz, mediante agendamento prévio pelo site ou pelo telefone 3179.1100.

Visando atenuar os efeitos da crise econômica provocados pela pandemia da covid-19, a Prefeitura de Aracaju lançou um pacote de medidas que incluem, entre outras ações, a possibilidade de perdão de débitos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), conforme a Lei Nº 5.382, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no último dia 22 de abril. O pedido de remissão pode ser do exercício atual ou de anos anteriores, para isso, é necessário enviar a solicitação para a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). 
O perdão das dívidas se aplica em três situações: renda familiar mensal de até dois salários mínimos e apenas um imóvel em todo o território nacional, utilizado como residência e com valor de avaliação de até R$160 mil; imóveis que tenham valor de avaliação de até R$80 mil; e servidores da Prefeitura e da Câmara de Municipal de Aracaju que possuam apenas um imóvel.
O cidadão que atender às exigências descritas pode solicitar o direito através do Portal do Contribuinte, no endereço fazenda.aracaju.se.gov.br, em requerimento totalmente online. No ato da solicitação, é necessário anexar os documentos comprobatórios, inclusive o imposto de renda. No mesmo canal, o cidadão pode fazer a solicitação da isenção do IPTU para 2022, que deve ser feita até o dia 30 de junho. 
O secretário da Fazenda, Jefferson Passos, enfatiza que a modernização dos processos, com a possibilidade de realizar serviços de forma totalmente online através do Portal do Contribuinte, tem sido fundamental neste momento de pandemia. "É a maneira mais prática e prudente, tendo em vista que continuamos em situação de pandemia e as recomendações de distanciamento social são extremamente necessárias", enfatiza. 
Jefferson destaca que a solicitação é simplificada, com passos intuitivos. "Basta que o contribuinte realize o cadastro no Portal do Contribuinte, fornecendo dados pessoais e criando o login e uma senha. Após o cadastro confirmado, ele acessa a página em requerimento online, anexa os documentos necessários, que estão sinalizados no próprio site, e envia a solicitação. Será gerado um número de protocolo, e toda vez que o processo for tramitado pela Fazenda, o contribuinte será notificado através de SMS e e-mail", detalha o secretário. 
Caso não tenha acesso à internet, é possível fazer a solicitação de forma presencial, na Central de Atendimento, na sede da Semfaz, mediante agendamento prévio pelo site ou pelo telefone 3179.1100.

 

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