Aracaju começa a vacinar profissionais da educação e do transporte público
Publicado em 25 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia
Avançando na sua campanha de imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou ontem a vacinação de profissionais da educação e do transporte público, assim como retomou a vacinação das pessoas com deficiência permanente grave.
Nesta primeira fase, recebem a vacina os profissionais da educação que atuam em creches, pré-escolas e em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 40 e 59 anos.Para a vacinação destes trabalhadores, a SMS estabeleceu um cronograma, por idade. Nesta segunda-feira, 24, começaram a ser vacinados os trabalhadores de 55 a 59 anos.
Uma das primeiras a receber a primeira dose foi Josinete Araújo, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, no bairro Aruana."Essa vacina é muito importante. Hoje mesmo, assim que acordei a primeira coisa que fiz foi conferir, através do meu CPF se o código já tinha sido liberado. Chego a ficar arrepiada. É uma alegria imensa poder tomar essa dose, para ter esperança de retomar a nossa vida normal. Além disso, está tudo muito organizado, muito bom", diz.
A sensação de ter a esperança renovada é compartilhada pela professora Maria da Conceição, que atua na Emef José Airton de Andrade, no bairro Ponto Novo."Essa vacina é uma esperança. Ainda tem muita gente sofrendo nos hospitais, e ainda toda essa limitação, não poder sair de casa. Então, é um alívio, mas só vou me sentir segura mesmo após a segunda dose. Ainda assim, é preciso continuar com todos os cuidados", ressalta.
Cronograma – Em continuidade à campanha, na terça-feira, dia 25, será a vez daqueles que têm de 50 a 54 anos. Já na quarta-feira, 26, recebem a vacina os profissionais de 45 a 49 anos. Na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, serão vacinados trabalhadores da Educação de 40 a 44 anos, de forma escalonada. Na quinta, os nascidos entre janeiro e junho; na sexta, os nascidos entre julho e dezembro.
Da mesma forma acontecerá com os profissionais do transporte público. Nesta fase, serão vacinados os que estão na faixa etária de 40 a 59 anos. Nesta segunda-feira começou a imunização de motoristas e cobradores de 55 a 59 anos. Na terça-feira, serão vacinados os que têm de 50 a 54 anos, e na quarta-feira, 26, os trabalhadores de 45 a 49 anos. Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, recebem a vacina os motoristas e cobradores de 40 a 44 anos.
Já as pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, motora, visual e mental) de 59 anos – que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – poderão ser imunizadas no drive-thru, com apresentação do código de validação, ou em dez pontos fixos, com apresentação de relatório médico comprovando a deficiência grave.
Foi o que fez, por exemplo, a assistente social Andreza Santos, 33 anos, que tomou a primeira dose, por conta de comorbidade, no drive montado na Sementeira."Essa vacina representa um futuro melhor, dar continuidade aos sonhos, objetivos. Representa também uma vitória do SUS. Com essa pandemia a gente passa a olhar para a vida de uma forma diferente, aprendendo a não correr tanto risco e experimentando aquilo que é essencial, vendo alegria nas pequenas coisas", afirma.