O jogo virou
Publicado em 11 de setembro de 2021
Por Jornal Do Dia
Não, a pandemia ainda não acabou. O quadro epidemiológico observado em Sergipe, no entanto, já permite aos cidadãos retomar atividades e ofícios antes desaconselhados pela propagação acelerada do vírus. Há quem ainda se preserve do convívio social, amparado por um privilégio negado à maioria da população. Estes estão em pleno exercício de seus direitos individuais. Para os trabalhadores que dependem do próprio suor para colocar comida na mesa, entretanto, a retomada da atividade econômica, com as precauções cabíveis, é uma notícia esperada, há tempos.
Quinta-feira, o governo do estado afrouxou as rédeas mais um pouco, sempre de olho nos números disponíveis. A realização de pequenos shows, com a presença de público limitado, por exemplo, foi autorizada.
Tudo indica, o pior já passou, fruto do avanço inesperado do Plano Nacional de Imunização em Sergipe. Na rede pública, a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da covid-19 não ultrapassa os 20%. O número de óbitos despencou, a ponto de não ser registrado um único caso por quatro dias seguidos
O jogo virou, finalmente. O vírus perde de goleada. As restrições que ainda estão em vigor devem cair ao longo das próximas semanas. A presença de público durante competições de futebol permanece proibida. Mas quando menos se esperar, os torcedores estarão nas arquibancadas, comemorando a vitória do seu time de coração e a derrota da pandemia a um só tempo.