**PUBLICIDADE
Publicidade

A gasolina mais cara do século


Publicado em 05 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


Não foi sem razão que o preço dos combustíveis virou assunto recorrente em rodas de conversa, noticiários, editoriais. A gasolina nunca esteve tão cara. A política adotada pela Petrobras desde o governo Michel Temer recuperou as finanças da empresa estatal, mas arrocha o consumidor doméstico, até o osso.

A gasolina já acumula alta de 73,4% em 2021, a ponto de o preço cobrado na bomba hoje ser o mais alto do século. A política de Preço de Paridade de Importação (PPI) inaugurada no turno de Michel Temer, mantida por Bolsonaro, faz um bem imenso aos acionistas da bolsa de valores, mas produz efeitos os mais perversos em toda a cadeia produtiva nacional.

Bolsonaro não é o primeiro presidente a atuar abertamente em desfavor dos brasileiros. Neste particular, entre Temer e o seu sucessor, a única diferença é o palavrório. Um era capaz de argumentar em favor de pretensões questionáveis com um português impecável. Bolsonaro, ao contrário, prefere se pronunciar em poucos caracteres, curto e grosso, através do Twitter, e foge da imprensa como o diabo da cruz.

A crise é real, mas convém ficar atento a todas as conseqüência, para além do que é visível e imediato. Infelizmente, o conflito de interesses entre o governo federal e a maior empresa estatal do País serve perfeitamente, como uma luva, às pretensões do presidente brasileiro. Bolsonaro jurou torrar nos cobres boa parte do patrimônio nacional. Promessa de campanha. As primeiras investidas neste sentido tiveram como alvo a Infraero. Mas o maior objetivo da sanha privatista alardeada sob o manto do falso liberalismo sempre foi acabar com a Petrobras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade