Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Os Prêmios Nobel de 2022


Publicado em 15 de outubro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


É tradição que no mês de outubro sejam anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel. Neste ano de 2022, o anúncio aconteceu no período de 3 a 10 de outubro. Dessa forma, irei abordar neste artigo um resumo sobre os ganhadores e as suas contribuições para a humanidade.

Os ganhadores de 2022 e suas contribuições foram as seguintes:
Prêmio Nobel de Física: Alain Aspect , John F. Clauser e Anton Zeilinger “para experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e pioneira na ciência da informação quântica”. Seus resultados abriram caminho para novas tecnologias baseadas em informação quântica.
Alain Aspect, nasceu em Agen – França em 15 de junho de 1947 é vinculado a Université Paris-Saclay em Paris na França e à École Polytechnique, Palaiseau na França.
John F. Clauser, nasceu em Pasadena – Estados Unidos em 1 de dezembro de 1942 é vinculado ao JF Clauser & Assoc. de Walnut Creek – Califórnia nos Estados Unidos.
Anton Zeilinger, nasceu em Ried im Innkreis, Áustria em 20 de maio de 1945 é vinculado à Universidade de Viena, Viena na Austria.
Prêmio Nobel de Química – Carolyn R. Bertozzi , Morten Meldal e K. Barry Sharpless “pelo desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal”.
Carolyn R. Bertozzi, nasceu no Estados Unidos em 10 de outubro de 1966 é vinculada à Stanford University em Stanford, Califórnia, Estados Unidos.
Morten Meldel, nasceu na Dinamarca em 1954 é vinculado à Universidade de Copenhague, Copenhague na Dinamarca.
K. Barry Sharpless, nasceu na Filadélfia, Estados Unidos em 28 de abril de 1941 é vinculado a Scripps Research, La Jolla, Califórnia, Estados Unidos.
Prêmio Nobel de Medicina – Svante Pääbo “por suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”. Ele nasceu em Estocolmo na Suécia, em 20 de abril de 1955 é vinculado ao Maor Evolutionary Anthropology em Leipzig na Alemanha e ao Okinawa Institute Of Science and Technology em Okinawa no Japão.
Prêmio Nobel de Literatura – Annie Ernaux “pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”. Ela nasceu em Lillebonne na França em 1 de setembro de 1940.
Prêmio Nobel da Paz – Ales Bialiatski , da Bielorrússia, Organização russa de direitos humanos Memorial e à Organização ucraniana de direitos humanos Center for Civil Liberties. Ales Bialiatski nasceu em 25 de setembro de 1962 em Vyartsilya, Carélia na Rússia. Ele é conhecido por ser um ativista pela independência e democracia da Bielorrúsia desde o início dos anos 1980 e é reconhecido pela sua atuação em prol dos direitos humanos na Europa Oriental.
A Organização russa de direitos humanos Memorial é uma organização internacional de defesa dos direitos humanos foi fundada em 29 de janeiro de 1989 e além do Prêmio Nobel, a organização já recebeu diversos prêmios internacionais, entre ele, Prêmio Right Livelihood (Prêmio da Sustentabilidade) em 2004 e Prêmio Nasen (para aqueles que se destacaram nos serviços aos refugiados) em 2004.
A Center for Civil Liberties é uma organização não governamental sem fins lucrativos com o objetivo de defesa dos direitos humanos, foi fundada em 2007 em Kiev na Ucrânia.
Prêmio Nobel de Economia – Ben Bernanke , Douglas Diamond e Philip Dybvig,por terem melhorado significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, principalmente durante as crises financeiras. Uma descoberta importante em suas pesquisas é por que evitar colapsos de bancos é vital.
Bem Bernake nasceu nos Estados Unidos em 13 de dezembro de 1953 e sua atuação filiação é como The Brookings Institution (EUA). Ele foi Presidente do Banco Central dos Estados Unidos.
Douglas Diamond nasceu nos Estados Unidos em 1953 e sua filiação é com a Universidade de Chicago (Estados Unidos). Ele foi Presidente da American Finance Association e da Western Finance Association, também é membro da Sociedade Americana de Econometria, da Academia Americana de Artes e Ciências e da Associação Americana de Finanças.
Philip Dybvig nasceu nos Estados Unidos em 22 de maio de 1955 e é vinculado à Universidade de Washington nos Estados Unidos. Ele foi presidente da Western Finance Association e é editor de diversas publicações especializadas em finanças e economia, a exemplo da Review of Financial Studies e do Journal of Economic Theory.
Que as contribuições dos ganhadores do Prêmio Nobel, sejam eficazes na construção de uma sociedade melhor.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE