Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Um ano de Guerra entre Rússia e Ucrânia


Publicado em 25 de fevereiro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


No dia 24 de fevereiro de 2023 completou um ano de Guerra entre Rússia e Ucrânia, com repercussões para além dos dois países envolvidos, afetando o sistema econômico mundial.
Registro e descrevo adiante, parte de uma declaração dada pela Diretora Gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, no decorrer de uma visita que ela realizou recentemente na Ucrânia e que aponta algumas consequências para o país que sofre o ataque dessa guerra.
A Dra. Kristalina Georgieva ao prestar homenagem ao povo ucraniano, destaca a força de espírito e resiliência diante de uma guerra devastadora que já custou muitas vidas e causou destruição generalizada e imenso sofrimento e diz também:
“…Fiquei com o coração partido ao ver por mim mesmo a angústia dos cidadãos comuns e o preço que a invasão da Rússia está cobrando da Ucrânia. No entanto, enquanto eu estava na frente de prédios destruídos em Kiev e Irpin, também pude experimentar em primeira mão a resiliência do povo da Ucrânia. Fiquei verdadeiramente inspirada por sua determinação de perseverar nessas condições extremamente difíceis. ”
“Também me encontrei com mulheres líderes da sociedade civil, parlamento e setor privado, bem como representantes da comunidade empresarial. Eles enfatizaram sua determinação em trabalhar pelo futuro da Ucrânia…”
“Durante minha visita e discussões, vi uma economia que funciona, apesar dos enormes desafios. As lojas estão abertas, os serviços estão sendo prestados e as pessoas vão trabalhar. Este é um testemunho notável do espírito do povo ucraniano. As agências governamentais e as instituições econômicas estão trabalhando muito bem: estão arrecadando impostos e pagando salários e pensões. O sistema bancário está totalmente operacional. Apesar dos ataques a infraestruturas críticas, a economia está se ajustando, e espera-se uma recuperação econômica gradual ao longo deste ano…”
A última declaração acima para mim é a mais forte, a vida continua e as pessoas convivem com uma guerra que completou um ano e não tem sinais de quando irá terminar e isto é prejudicial para o mundo.
O FMI ao abordar as perspectivas de crescimento econômico para 2023 (2,9%), apontando um declínio em relação ao ano de 2022, cujo crescimento global foi de 3,4%, aponta a guerra da Rússia na Ucrânia como um dos fatores para esta desaceleração econômica que está continuando. Registrando-se que o organismo internacional ressalta que a guerra na Ucrânia pode intensificar-se.
A Organização das Nações Unidas (ONU), através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), destaca que a escalada do conflito na Ucrânia, deixa uma geração inteira de crianças com marcas de violência, medo, perda e tragédia. A agência da ONU ressalta que nenhum menor foi poupado. Todos eles tiveram algum efeito como abandono de casas, perda de acesso à educação e de benefícios de um ambiente seguro e protegido, ferimentos e até morte.
De acordo com a UNICEF, numa pesquisa recente, 80% dos entrevistados apontaram a piora da situação econômica. Registrando-se que a proporção de crianças em situação de pobreza quase duplicou, ao passar de 43% para 82%. Essa realidade é mais grave para os 5,9 milhões de deslocados internos. A guerra impacta a saúde mental e o bem-estar das crianças. Estima-se que 1,5 milhão de menores estão sob risco de depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e outros problemas de saúde mental, cujos efeitos e implicações podem ser de longo prazo.
É difícil entender as motivações de mais uma guerra no mundo, infelizmente as tensões entre Rússia e Ucrânia cresceram por conta da aproximação dos ucranianos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e esta é a motivação mais conhecida para o início da invasão russa à Ucrânia.
Referido conflito que envolve questões militares (OTAN), econômicas (a Ucrânia tem relevância econômica mundial), humanitárias e agora nucleares. E temos um risco de retorno da Guerra Fria (período de 12 de março de 1947 a 3 de dezembro de 1989, quando os Estados Unidos e a então União Soviética se tornaram potências mundiais e tinham grande rivalidade).
Do ponto de vista econômico a Ucrânia é um país que em condições normais de paz e soberania, exporta 2/3 de sua produção que são escoadas em sua grande maioria pelo Mar Negro, destacando-se grãos e fertilizantes. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima que a guerra na Ucrânia foi responsável pela subida dos preços de alimentos no mundo, em face da redução de oferta.
Existe uma questão geopolítica que envolve a Ucrânia e a torna um celeiro na Europa, é que ela possui planícies com terras de grande riqueza produtiva por sua capacidade fértil e que cobrem grande parte de seu território (65%). Assim, a interrupção de suas exportações afeta o fluxo comercial de produtos agrícolas, seus preços e a economia mundial.
Para entender o que ocorre neste conflito entre Rússia e Ucrânia é importante rever as teorias do Geógrafo inglês Halford John Mackinder (1861-1947), que junto com outros importantes geógrafos, desenvolveram teses que culminaram na formação da geopolítica, com ênfase em estudo das influências dos fatores geográficos nas decisões políticas dos Estados soberanos, envolvendo questões de salvaguarda ou ampliação de poder dos estados no cenário internacional.
Como economista e defensor da paz e da harmonia entre os povos ficaria feliz ao saber que este conflito chegou ao fim, mas infelizmente o caminho está muito nebuloso e complexo e, a minha esperança é que este conflito não amplie as suas fronteiras e impactos em um mundo que já está muito desafiante diante de enormes desigualdades entre povos e nações.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE