Corajoso como ele só!
Heitor Mendonça canta Belchior
Publicado em 03 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Quando um artista do calibre de Heitor Mendonça dedica um show inteiro ao repertório de Belchior, certamente considera antes o risco assumido. O escuro não é habitat natural de nenhum ente criativo. Para se colocar à sombra dos gigantes, luz própria e confiança no próprio taco são fundamentais. Pois entoando o bardo do Ceará, Heitor se mostra inteiro, radiante – em potência e fragilidade, corajoso como ele só.
Heitor é um cantor de tons altos e peito aberto, dos que se entregam sem reservas e rasgam a garganta no palco. E cantando Belchior, um desafio para qualquer um, como que encarna um eu lírico de força e vontade.
Tais sentimentos não são estranhos à verve autoral dele próprio. ‘Pedra dos Raios’, faixa de abertura do disco Heitor Mendonça (2014), é prova. Agora, no entanto, sob o pretexto da homenagem, o cantor afirma uma espécie de identidade sensível com um impulso de rebeldia, o revés e o avesso, o lado B do cancioneiro nordestino, a outra face do usual.
E não é para menos. As canções de ‘Alucinação’ (1976), ponto alto do repertório, por exemplo, ainda ferem. Ancorado no intervalo entre a euforia antropofágica da música pop made in Brasil e alguma consciência latino-americana, o registro argumenta que a tecnologia não transformará nunca a essência de um povo. Se, por um lado, a globalização derrubou as fronteiras determinando a localização e o fluxo dos bens de consumo culturais, por outro seguimos os mesmos aflitos de sempre, exatamente como os nossos pais.
VIVA Belchior!- Heitor Mendonça retorna ao palco do Café da Gente, anexo ao Museu da Gente Sergipana, para homenagear o inesquecível Belchior com a 9ª edição do aclamado show VIVA Belchior!’
Trata-se de uma apresentação com releituras da obra composta pelo eterno – latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior. Propõe uma imersão nas canções atemporais de Belchior, proporcionando ao público uma experiência inesquecível e emocionante.
O espetáculo é composto São sucessos da MPB que merecem ser vividos e celebrados, para que essas canções permaneçam no imaginário e coração do nosso povo!