No Centro de Apreensão, recebem cuidados veterinários para identificar problemas de saúde (Foto: Sérgio Silva/PMA)
Animais que são resgatados nas ruas são reabilitados e postos para adoção
Publicado em 11 de maio de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Animais de grande porte, como cavalos, que fogem ou são abandonados nas ruas acabam causando transtornos para a população. Para evitar acidentes e proteger a vida, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atua diariamente no resgate e reabilitação de animais abandonados em vias públicas da cidade, proporcionando bem-estar e segurança, tanto à população, quanto aos próprios animais.
Após o resgate, o animal vai para o Centro de Apreensão, gerido pela Emsurb e localizado no bairro 18 do forte, para receber cuidados veterinários e identificar possíveis problemas de saúde. Caso seja identificado que o animal não possui nenhuma enfermidade, é encaminhado ao curral, onde tem acesso a água potável, capim moído, sais minerais, farelo e feno.
O proprietário, munido de documentos pessoais, tem até 15 dias para ir ao Centro resgatar o animal, e caso não o faça nesse período, o animal fica disponível para adoção. Diretor de Espaço Público e Abastecimento da Emsurb, Bira Rabelo explica os critérios a serem seguidos para solicitar a adoção de animais no Centro de Apreensão.
“São solicitados documentos que comprovem que o tutor não reside em Aracaju e nem nas regiões próximas, como na Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, por conta da proximidade com a área urbana da capital. Além disso, é preciso comprovar que tem condições de manter local apropriado para esse animal, garantindo que ele não volte a ser um animal abandonado, não só em Aracaju, mas também em outro município”, conta.
No Centro de Apreensão de Animais, 71 animais já encontraram um novo lar e outros seguem disponíveis para adoção. “Destinando um local melhor aos animais, com uma pessoa que cuida daquele animal, ele sai daqui de Aracaju, deixando de ser um animal vadio e vai para um local melhor de moradia. Além de permitir que possamos sempre receber outros animais para realizar esse cuidado”, ressalta Bira.
Para quem deseja adotar um dos animais que não foram recolhidos por seus donos ou que possuem reincidência, é necessário se dirigir à Emsurb, na avenida Jornalista Santos Santana, no bairro Jardins, levando a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência que não seja da capital e aguardar o contato.