**PUBLICIDADE
A Pós-Graduação Stricto Sensu em Sergipe
Publicado em 03 de junho de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Saumíneo Nascimento – saumineon@gmail.com
Depois da conclusão de um curso de graduação, a continuidade dos estudos é realizada através de uma Pós-Graduação que é dividida em duas modalidades: a Pós-Graduação Lato Sensu e a Pós-Graduação Stricto Sensu. A abordagem que farei neste ensaio será sobre a Pós-Graduação Stricto Sensu, por possuir uma regulamentação mais definida e acompanhada pelo Ministério da Educação e maior peso curricular para os que buscam referida titulação.
Anteriormente a busca por cursos de pós-graduação estava vinculada à formação de professores universitários e profissionais que buscavam certificação para pesquisas científicas. Na atualidade, diversos profissionais nos mais variados setores da economia, seja no setor público ou no setor privado, querem enriquecer o currículo profissional com um curso de Pós-Graduação, de forma especial, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Registre-se que a Pós-Graduação Lato Sensu que são os cursos de especialização e Master Business Administration (MBA), são voltados para profissionais que demanda conteúdos aplicados ao segmento de trabalho, para aperfeiçoamento e crescimento profissional, são cursos de 1 a 2 anos e o título recebido é o de especialista. Anteriormente, a titulação tinha importância para a atividade docente superior, mas atualmente, basicamente para o exercício de atividade docente superior, a exigência das instituições de ensino superior tem sido a titulação de mestre ou doutor.
Cabe registrar um apontamento sobre o pós-doutoramento que é o aprimoramento de alguém que possui a titulação de doutor e realiza um estágio para aprofundar conhecimentos em um determinado tema de pesquisa. Cabe ressaltar que no Pós-Doutorado não existe a necessidade de cursar disciplinas ou defender tese e sim apresentar o resultado de uma pesquisa.
Para entender e conhecer a funcionalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu é preciso saber que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), é quem tem a missão de expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.
Dessa forma, entre as atividades da CAPES, destacamos: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de pessoal de alto nível, no País e exterior; e a promoção da cooperação científica internacional.
A CAPES aponta que o sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Ademais, os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).
Uma informação relevante para que procura fazer uma pós-graduação é a de que os cursos de mestrado profissional, mestrado (acadêmico) e doutorado avaliados com nota igual ou superior a “3” são os recomendados pela CAPES. Além disso, somente os cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)/Ministério da Educação (MEC) estão autorizados a expedir diplomas de mestrado e/ou doutorado com validade nacional.
Dessa forma, a nossa recomendação é verificar no site das instituições, as fichas com informação sobre cada curso de pós-graduação stricto sensu recomendado pela CAPES, incluindo a situação de reconhecimento junto ao CNE/MEC, que contêm as seguintes informações: Dados básicos: endereço, telefones, email e dependência administrativa; Dados da Avaliação: dados sobre o funcionamento do programa, coletados anualmente, e os resultados alcançados na Avaliação Trienal; Área de Avaliação e Área Básica do programa; Especificação dos cursos do programa que são reconhecidos e recomendados; Especificação dos cursos do programa que estão em funcionamento (já iniciaram suas atividades) ou estão em projeto; Especificação das áreas de concentração de cada curso.
Conforme pesquisa na Plataforma Sucupira da CAPES, atualmente temos na Pós-Graduação de Sergipe 56 programas de Pós-Graduação, com 78 cursos distribuídos da seguinte forma: 50 cursos de mestrado acadêmico, 5 cursos de mestrado profissional e 23 cursos de doutorado acadêmico. As instituições de ensino superior que oferecem os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são: Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 67 cursos, sendo 45 de mestrado acadêmico, 4 de mestrado profissional e 18 de doutorado acadêmico; Universidade Tiradentes (UNIT-SE) – 10 cursos, sendo 5 de mestrado acadêmico e 5 de doutorado acadêmico e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – 1 curso, sendo 1 mestrado profissional.
Sobre o Pós-Doutoramento é possível realizar dentro dos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT). Cabe destacar que na Universidade Tiradentes (UNIT) existe a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas no Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP que possui diversos laboratórios e convênios institucionais.
Registro que a Pós-Graduação Stricto Sensu em Sergipe é uma realidade e devemos muito aos professores que foram desbravadores na busca da criação de programas de mestrado e doutorado que propiciam que fosse possível realizar estudos em nível elevado em nossa terra. E isso é muito relevante e importante para o desenvolvimento científico de Sergipe. Graças a eles tive a honra de no ano de 2005, ser o primeiro sergipano a concluir um doutorado no seu próprio estado, algo bastante gratificante para quem acredita nas possibilidades oferecidas pela ciência tecnologia.