Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) (Divulgação)
Jovem de 18 anos é preso acusado de exploração sexual infantojuvenil
Publicado em 21 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Agentes da Polícia Civil, com atuação na Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), prenderam no início da manhã de ontem um jovem de 18 anos acusado de armazenar conteúdo de exploração sexual infantojuvenil. A prisão aconteceu em um bairro localizado na zona Norte de Aracaju. Conforme revelado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), o trabalho de investigação foi iniciada no Estado de Rondônia por intermédio do setor de inteligência da Polícia Federal. Já nas análises iniciais foi possível identificar que o suspeito armazenava e compartilhava imagens de vídeos e fotos íntimas de crianças e adolescentes no ambiente virtual e em redes sociais.
Responsável por coordenar as apurações em solo sergipano, a delegada Josefa Valéria revelou que as investigações continuam por tempo indeterminado, mas que, neste momento da investigação, pode revelar a existência de indícios indicando a atuação criminosa contra múltiplas vítimas. Diante das fotos e vídeos, as características demonstram se tratar de crianças e adolescentes. A SSP informou que durante a operação policial, além da prisão do investigado, também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde foi apreendido um aparelho celular. O investigado será encaminhado para audiência de custódia, conduzido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).
“Durante a investigação, foi constatada a presença de imagens de outras vítimas, nitidamente crianças e adolescentes, bem como fortes indícios de que o investigado compartilhou o conteúdo por uma rede social. Há ainda elementos que indicam a participação em crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”, destacou a delegada. Conforme o JORNAL DO DIA tem apresentado ao longo das últimas edições, o Governo do Estado tem impulsionado os trabalhos protetivos voltados para os grupos vulneráveis, bem como agindo com a prisão de suspeitos envolvidos nestes atos criminais. A fim de contribuir com este trabalho, as Superintendências da Polícia Civil e Federal pedem que a população denuncie, caso possuam informações capazes de colaborar com os trabalhos.
O compartilhamento destes dados deve ser feito a qualquer hora do dia por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido. Profissionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190) também permanecem à disposição para encaminhar as informações para o setor de inteligência da SSP. O pedido de colaboração feito pelos profissionais da Segurança Pública com atuação em Sergipe é compartilhado pelo governo federal: “denunciem casos de violações contra crianças e adolescentes. O Disque 100 pode ser acionado por meio de ligação gratuita, WhatsApp – (61) 99611-0100, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram.”