Desde Brechet
Teatro do bom
Publicado em 01 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos – riansantos@jornaldodiase.com.br
De Teatro, os sergipanos entendem. Luiz Carlos Reis, Isaac Galvão, Isabel Santos e toda a turma do Imbuaça deslumbram plateias há gerações. Quem aqui chegar disposto a pisar em um palco, que venha preparado para fazer bonito.
Este é justamente o propósito maior do Grupo Galpão, em brevíssima temporada na aldeia Serigy.
Trata-se aqui de uma companhias das mais importantes do cenário teatral brasileiro, filiado à tradição do teatro popular e de rua.Criado em 1982, o grupo mineiro desenvolve um teatro que alia rigor e pesquisa, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
Sem fórmulas e sem métodos definidos, o Galpão sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, que não só monta espetáculos, mas que se propõe também a uma permanente reflexão sobre a ética do ator e do teatro, inserido em um amplo universo social e cultural.
Cabaré Coragem – Ao percorrer o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, o novo espetáculo do Grupo Galpão apresenta uma trupe envelhecida e decadente que, apesar das intempéries e dos revezes, reafirma a arte como lugar de identidade e permanência.
Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual.
Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, na nova montagem, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, numa encenação que incorpora, radicalmente, a presença do público, sempre convidado a compartilhar da encenação.
Com direção do ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal.
No elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e TeudaBara.
A última apresentação será realizada hoje, 01 de novembro, às 20 horas, no Teatro Atheneu. Os ingressos estão à venda no guicheweb.com.br e na bilheteria do teatro, de 12h às 20h.