TRIBUNA
Publicado em 12 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Nordeste
Recife foi a cidade escolhida para a realização da Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, a ser realizada na próxima quarta-feira (13), a partir das 9h, no Instituto Ricardo Brennand. Nela, serão discutidos e demandados assuntos importantes para a região Nordeste. Participarão os nove governadores e governadoras da região, dentre outras autoridades.
Eleição
Entre as pautas de destaque da Assembleia Geral, está a escolha do novo presidente do CNE. Atualmente, quem chefia o Consórcio é o governador da Paraíba, João Azevedo, na função desde dezembro de 2022.
Seca
Será apresentado ainda um relatório sobre a seca na região Nordeste com o diagnóstico de o fenômeno deve impactar os nove estados. Outros assuntos ainda serão discutidos ao longo da reunião.
Condel
No mesmo dia e local, será realizada ainda a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que também trará na pauta assuntos importantes para o Nordeste.
Propaganda
Nesta semana, três legendas exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, segundo o calendário de 2023. São elas: o Cidadania, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Horário
As inserções serão transmitidas na programação noturna das emissoras, entre 19h30 e 22h30, nos seguintes dias: na terça-feira (12), na quinta-feira (14) e no sábado (16).
Tempo
No total, serão 12 minutos de propaganda partidária na semana, distribuídos da seguinte maneira: cinco minutos para o Cidadania, divididos na terça e na quinta; quatro minutos para o PSOL, distribuídos na terça e na quinta; e três minutos para o PSB, sendo meio minuto na terça e na quinta e dois minutos no sábado.
Inserções
No segundo semestre deste ano, tanto o PSOL quanto o PSB têm direito a 20 inserções, que devem ser distribuídas em 10 minutos de propaganda partidária, para cada um. Já o Cidadania tem cinco minutos de propaganda no semestre, com um número total de 10 inserções.
Inclusão
Com o objetivo de ressaltar a atuação das defensoras e defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese) e o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser) lançam na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, às 17h, na Praça Fausto Cardoso, a campanha “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.
Necessidades
Segundo o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser), Antônio Luiz dos Santos, a campanha da Adpese vem atender a necessidade da comunidade de pessoas com deficiência em Sergipe.
Número
De acordo com a PNAD continua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Sergipe concentra 12,1% de habitantes com alguma deficiência. “Essa população precisa de suporte e apoio comunicacional para que a sociedade possa interagir e contribuir com mais inclusão e acessibilidade”, ressalta Antônio Luiz.
Emendas
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (11), o senador Alessandro Vieira, coordenador da bancada sergipana no Congresso Nacional. Durante o encontro, o gestor da capital reforçou a importância da destinação de emendas parlamentares para a área da saúde em Aracaju.
Recursos
De acordo com Edvaldo, as indicações dos parlamentares sergipanos ao Orçamento Geral da União, direcionando recursos à capital, contribuem para a qualificação da oferta de serviços públicos e para o desenvolvimento da cidade.
Com Lula
Nesta terça-feira (12), o governador Fábio Mitidieri tem reunião com o presidente Lula. Na pauta, anúncio de investimentos de Bancos Públicos para os estados. Sergipe receberá R$ 180 milhões em investimento para a cultura via BNDES, destinado ao projeto Cultura Sergipana.
Cinema
Educadores de Sergipe vão participar das oficinas da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH) que acontecem esta semana em vários estados. Gratuitas, as atividades buscam a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 professores no país, que se especializarão na utilização de filmes como ferramentas de ensino.
Local
A Mostra é realizada pelos Ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção nacional do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os encontros acontecerão entre os dias 12 e 15 de dezembro das 14h às 17h, sala 302, na Didática 7, do Campus de São Cristóvão, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Produção
Em Sergipe, a produção está a cargo do Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (LAPPA), que abriga o Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE). Também conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE), do Departamento de Comunicação Social (DCOS) e o Curso de Cinema e Audiovisual da UFS.