TRIBUNA
Publicado em 13 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Propaganda
A partir da próxima sexta-feira (16) estão liberadas as propagandas para as eleições municipais de outubro, no que deve ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. As propagandas vão até o dia 30 de setembro.
Regras
Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.
Rádio
Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA deve ser alertado ao ouvinte antes da propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem uma marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer o alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.
Valmir
O senador Rogério Carvalho (PT) lamentou a morte do ex-prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, que veio a óbito no sábado vítima de um câncer no estomago. “Sergipe se despede de um dos maiores políticos de sua história. E eu, particularmente, perco um amigo de tantos momentos. Um exemplo de ser humano. Um irmão de todas as horas”.
Amor
Para Rogério, Valmir foi amor do começo ao fim. “Amor pela sua terra, pelas pessoas, pelo futuro que ele acreditava ser possível para todos nós. Ele se doou de corpo e alma, enfrentando as dificuldades com uma coragem admirável, sempre com um sorriso no rosto e a vontade de fazer mais, de fazer melhor”, destacou.
Inspiração
E concluiu: “Que sua trajetória continue a inspirar gerações e que seu espírito de luta permaneça vivo em cada um de nós, sendo sempre lembrado como um gigante, um amigo, um irmão que jamais será esquecido”.
Fazendeiros
As declarações de bens da candidata a prefeita de Aracaju, Yandra de André (União) e de seu parceiro de chapa Belivaldo Chagas (Pode) chamaram a atenção do jornalista de O Globo, Lauro Jardins. O colunista destaca que “nos últimos anos, os dois se tornaram grandes fazendeiros”.
Patrimônio
Jardins escreve que quando disputou a eleição a deputada federal em 2022, Yandra declarou ao TSE um total de R$ 395 mil em bens, tendo de lá pra cá o patrimônio passado para R$ 2,2 milhões, um crescimento de 475%. Yandra declarou ser dona de 50% de três fazendas na Bahia. Já Belivaldo informou possuir quatro fazendas em Simão Dias. “As propriedades rurais não constavam na declaração de bens do candidato a vice em 2018”, escreveu Jardins.
Energia
O Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe, presidido por Celso Hiroshi Hayasi, realizará o 1º Café da Manhã – Diálogo com o Consumidor, no dia 16 de agosto de 2024, às 7h30, no Del Mar Hotel em Aracaju. O evento abordará o tema “Redução do Custo da Energia Elétrica para as Empresas: Regulação e o Mercado Livre de Energia”.
Especialistas
O evento terá a presença de dois especialistas de renome no setor energético: Marcos Cheliga Brito, Coordenador de Gestão de Energia da Thymos Energia, de São Paulo, e Roberto Wagner Lima Pereira, Gerente de Energia da Superintendência de Infraestrutura da CNI, de Brasília.
Correição
A Corregedoria do Ministério Público Federal realizará, de forma virtual, correição ordinária no Ministério Público Federal em Sergipe no período de 19 a 28 de agosto. No dia 23, das 9h às 15h, será disponibilizado atendimento online ao público mediante agendamento prévio.
Objetivo
O procedimento possibilita a qualquer interessado noticiar verbalmente eventuais irregularidades praticadas por procuradores (as) ou mesmo elogiar sua atuação funcional.
Desenvolvimento
Especialistas e líderes do setor público e privado estarão reunidos no Seminário de Desenvolvimento Regional: Novos Instrumentos para Subsidiar o Planejamento, que será realizado nesta terça-feira (13). Um dos palestrantes é o superintendente estadual do Banco do Nordeste, César Santana, que vai apresentar recursos de fomento à inovação no setor industrial.
Promoção
O evento começa às 8 horas, no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES), em Aracaju. É uma parceria da FIES com o Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (LEADER) da Universidade Federal de Sergipe