SergipeTec conclui primeira etapa da Usina de Energia Solar 100% renovável
Publicado em 21 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) concluiu a primeira etapa da Usina de Energia Solar, a pioneira do ramo em um parque tecnológico no Brasil 100% renovável. A obra, orçada em R$ 465 mil, tem capacidade para gerar 15.000 kwh/mês de energia limpa. A estrutura, denominada carpot solar, foi construída no estacionamento do parque, em uma área de 546 m². O modelo foi construído pela Futura Climatização e Energia Solar Renovável, com recursos oriundos do contrato de gestão.
O engenheiro eletricista responsável pela obra, Áureo Oliveira do Nascimento, disse que nessa primeira etapa a Usina conta com 210 módulos fotovoltaicos e microinversores. Segundo ele, o projeto de energia limpa do SergipeTec é uma obra que além de propiciar uma grande economia financeira estimada em R$ 12 mil mensais, exercerá um papel de fundamental importância na redução de emissão de dióxido de carbono.
“A implementação da usina solar de estacionamento no SergipeTec fortalece de maneira significativa a promoção da sustentabilidade e inovação no Estado de Sergipe”, disse Graziela Monteiro, analista de energias renováveis. Ela destaca que, além de fornecer uma fonte limpa e renovável de energia, a usina reforça o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a redução da emissão de gases poluentes.
Carpot solar – O carport solar é um abrigo de veículos que, em sua cobertura, não possui telhas ou outro tipo de telhado convencional, mas, sim, módulos fotovoltaicos que captam energia solar. Assim, ao mesmo tempo que protege os veículos do sol, esse tipo de estacionamento produz eletricidade por meio de painéis solares.