**PUBLICIDADE
Publicidade

Aumentam casos de atendimento de pessoas com surto mental


Publicado em 05 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio direto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), indica que dentro do ranking de assistência emergencial prestada pelos profissionais do Samu, pacientes com surto mental ocupam a terceira posição. Diante do amplo registro de solicitações protocoladas junto ao canal 192, no dia 25 de junho deste ano a pasta administrativa decidiu criar o Núcleo de Saúde Mental (Nusam). Este trabalho é constituído por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras. Os dados locais coincidem com o cenário apurado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual aponta que cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Desse total, 14% são adolescentes.
Ao realizar o chamado pelo Samu 192 Sergipe, a pessoa é atendida pelo telefonista auxiliar da regulação médica que colhe as informações iniciais e transfere para o médico regulador. Este analisa a solicitação e caso haja risco de vida ao paciente ou a terceiros ele aciona uma viatura. Caso não tenha risco de vida, essa ligação é transferida para o Nusam, onde o assistente social ou psicólogo fará uma escuta minuciosa, acolhendo o usuário. Em conversa com o JORNAL DO DIA, o Assistente Social, Cleston Soares destacou o trabalho unificado realizado entre os servidores inseridos no sistema de saúde, bem como com os familiares dos pacientes.
“Nossa equipe está amplamente preparada para este tipo de ocorrência, tanto pela qualidade técnica acadêmica, quanto pelo conhecimento de causa – pela experiência diária. Já no quesito diálogo com os familiares – que são os primeiros a entrar em contato com o Nusam -, durante a conversa observamos se existe a necessidade de encaminhamento de viatura do Samu; esta definição é protocolada pelo médico, que também vai demandar qual recurso necessário para aquele paciente. Entre estas ações imediatas está a possibilidade de encaminhar o paciente para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma unidade de saúde ou a urgência mental”, destacou. A expectativa por parte da SES é que, ao completar três meses de atuação, o Nusam apresente um balanço geral das atividades prestadas. (MAJ)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade