VIATURAS DA POLÍCIA FEDERAL (Divulgação)
Empresas de formação de vigilantes são fiscalizadas pela PF
Publicado em 12 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
.
Quatro empresas direcionadas para a formação de vigilantes no estado de Sergipe foram alvos de investigação por parte da Superintendência Regional da Polícia Federal, sob a missão de apurar se estão cumprindo rigorosamente as exigências legais, como a grade curricular e a carga horária dos cursos, o controle de frequência dos alunos, o limite de alunos por sala de aula, a regularidade dos instrutores e a aplicação correta das provas. Denominada ‘Operação Formação Legal III’, a atividade foi deflagrada em outras unidades federativas e mobilizou mais de 300 agentes federais para vistoriar um total de 256 unidades escolares. De forma simultânea, o trabalho foi procedido nas primeiras horas desta quarta-feira (11).
No turno da tarde, foi constatado pela Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal de Sergipe (DELESP/PF/SE) que após análise dos documentos foi constatado que todas as escolas investigadas estão devidamente regulares e aptas para permanecer desenvolvendo os respectivos calendários letivos. Em todo o país, caso seja constatada alguma irregularidade administrativa, a empresa autuada poderá sofrer penalidade de advertência, multa e até cancelamento da autorização de funcionamento. O objetivo da ação é a melhoria contínua dos cursos e da qualidade da formação dos vigilantes, a fim de evitar desvios de conduta e fortalecer o segmento de segurança privada. Neste processo estão sendo averiguados se há respeito a quantidade mínima de tiros prevista para cada curso de formação.
De acordo com a Polícia Federal: “além da plataforma “Comunica PF”, o cidadão também pode realizar denúncias, indicando práticas criminais, de forma presencial junto às superintendências, delegacias ou à Corregedoria-Geral da PF.Pela diretoria nacional da corporação foi informado que as investigações permanecem por tempo indeterminado, e desdobramentos podem acontecer em todos os estados que foram alvos de abordagens nesta quarta-feira. Sobre o resultado da Formação Legal III, foi destacado que um balanço geral deve ser apresentado até a próxima segunda-feira (16).