Aracaju está sendo palco do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística (Divulgação)
Aracaju recebe o futuro da ginástica artística
Publicado em 11 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O público aracajuano interessado em esportes já está criando o hábito de ir ao ginásio Constâncio Vieira para acompanhar importantes competições. Começou nesta quinta-feira (10), o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Artística das categorias Pré-Infantil e Juvenil. A cidade que já recebeu o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Artística da categoria adulta, em 2021, recebe mais uma competição promovida Confederação Brasileira de Ginastica (CBG).
Adriana Alves, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica, cita uma das características que se consolidaram como marca registrada dos eventos promovidos pela entidade: a organização primorosa, que certamente estará presente mais uma vez na capital sergipana. “Já há um bom tempo a CBG proporciona campeonatos de reconhecida excelência. Mas temos o hábito de buscar o aperfeiçoamento constante. Por esse motivo, estamos sempre em busca do melhor, e procuramos a cada evento nos superar, entregando as melhores condições possíveis em termos de equipamentos, estrutura física, conforto para o público, estrutura para o pessoal que trabalha no evento, iluminação, limpeza e toda a logística capaz de assegurar suporte compatível a todos os participantes”.
Robson Caballero, Coordenador do Comitê Técnico de Ginástica Artística Masculina da CBG, oferece aos interessados no evento algumas informações que nem sempre são do domínio do público leigo. Na categoria Pré-Infantil, as disputas se restringem às séries obrigatórias. Não há competição livre. Outra peculiaridade: há disputas em sete aparelhos. Além das argolas, barra fixa, cavalo com alças, paralelas, salto sobre a mesa e solo, nessa categoria há também o cavalo sem alças, aparelho importante para o desenvolvimento das habilidades motoras dos atletas nos anos formativos. Os ginastas do Pré-Infantil têm nove ou dez anos de idade. Os do Juvenil se situam na faixa etária dos 12 aos 15.
Adriana antecipa que será um evento com entrega muito além do nível satisfatório. Essa expectativa se insere numa lógica presente num momento muito feliz da Ginástica Artística do Brasil.
“Fazendo um balanço do ciclo olímpico que se encerrou com os Jogos de Paris, devo dizer que estamos muito contentes. E essa satisfação não deriva exclusivamente dos resultados esportivos alcançados, mas é consequência da busca constante por melhora técnica das categorias de base brasileiras, e conseguimos observar progressos com toda a clareza e nitidez. Temos visto crescimento no número de participantes, incremento da qualidade técnica geral e, sobretudo, enorme diferença na motivação de treinadores e ginastas. Esse empenho vai retroalimentar todo o sistema. Entendo que esse desenvolvimento nada mais é do que reflexo de um sistema inclusivo e totalmente participativo construído pela gestão da CBG”.
Programação:
Categoria Pré-Infantil
PERÍODO – 9 a 13 de outubro de 2024 – Faixa etária: 9 e 10 anos
Programação:
10 de outubro: Treinamento de pódio para Ginástica Artística Feminina (GAF) e Ginástica Artística Masculina (GAM).
11 de outubro: Treinamento escalonado.
12 de outubro: Competições de GAF e GAM, seguidas de premiações às 22h.
Número de Atletas:
Ginástica Artística Feminina (GAF): 117 ginastas.
Ginástica Artística Masculina (GAM): 31 ginastas.
Categoria Juvenil
PERÍODO – 9 a 13 de outubro de 2024
Faixa etária: 12 a 15 anos
Programação:
10 de outubro: Treinamento de pódio
11 de outubro: Competições de classificação (GAF e GAM).
12 de outubro: Treinamento para finalistas por aparelhos.
13 de outubro: Finais por aparelhos e premiação.