Dorival na seleção: Pontos positivos e negativos
Publicado em 17 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A seleção brasileira encerrou esta Data Fifa com 100% de aproveitamento, com vitórias sobre o Chile, por 2 a 1, em Santiago, e o Peru, por 4 a 0, em Brasília. O técnico Dorival Júnior iniciou este período bastante pressionado pelo mau desempenho do Brasil nas últimas partidas, assim como a distância dos líderes na tabela de classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Os resultados trazem respiro ao treinador, que encerra o penúltimo período com o time brasileiro no ano com pontos positivos a serem destacados, mas ainda com problemas a serem corrigidos.
A seleção fecha a décima rodada das Eliminatórias em 4º lugar, com 16 pontos, a seis da líder Argentina, e em posição cômoda em relação aos times que se classificam para o Mundial. A próxima Data Fifa acontece em novembro, quando os comandados de Dorival enfrentam Venezuela, fora de casa, e o Uruguai, em Salvador.
Novidades da lista de convocados de Dorival Júnior, Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos do Botafogo, corresponderam às expectativas de Dorival. Enquanto o primeiro demonstrou ter as características que o treinador busca em um camisa 9, com mobilidade e capacidade de fazer o pivô para os companheiros, o ponteiro-direito mostrou qualidade de finalização e chegada na linha de fundo para cruzar na área.
Igor Jesus, convocado para a vaga de Pedro, do Flamengo, abriu o placar contra Chile com um gol de cabeça. Diante do Peru, participou do lance que culminou no primeiro pênalti convertido por Raphinha, e deu assistência para o gol de Luiz Henrique. O ponta, por sua vez, balançou as redes em ambas as partidas com boas finalizações em chute cruzado, e serviu Andreas Pereira para o meio-campo marcar de voleio contra os peruanos.
Quem também se destacou foi o estreante Abner, do Lyon. O jogador não sentiu a pressão de vestir a camisa brasileira e fez duas boas partidas, bem na marcação e sempre aparecendo como opção na linha de fundo. Merece ser testado mais vezes no time titular.