O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, (Divulgação)
Museu da Gente Sergipana realizará Escuta Pública para atualização de Plano Museológico
Publicado em 02 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Na próxima segunda, dia 04, das 8h às 16h, o Museu da Gente Sergipana realizará Escuta Pública para Atualização do Plano Museológico 2025-2030, um instrumento de planejamento recomendado para todos os museus brasileiros pelo Estatuto de Museus (Lei n. º 11.904/2009). Para isso, o Instituto Banese, através do museu, convida a população para participar e contribuir com a construção desse documento. As inscrições para integrar os Grupos Temáticos (GT’s) devem ser efetuadas pela plataforma Sympla, através do link disponível no Instagram do Museu (museudagente sergipana_oficial).
Para a elaboração deste documento vital para a organização e planejamento da instituição, é necessário que a sociedade atue e participe de forma coletiva. Com isso, convidamos professores, pesquisadores, estudantes, membros de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, profissionais de museus, parceiros sociais, fazedores de cultura, dentre outras pessoas interessadas em cultura, patrimônio e museus.
A iniciativa revela compromisso com a valorização e o fortalecimento da cultura local, por meio da inserção da sociedade na discussão do acervo do museu e dos programas e projetos que ele desenvolve. Além disso, é uma ação que busca construir um museu ainda mais diversificado, inclusivo e representativo das culturas da gente sergipana.
A Escuta Pública está estruturada em quatro Grupos Temáticos (GT’s), com a finalidade de centralizar as discussões e nortear um diagnóstico. Os quatro grupos temáticos são:
GT 1 | ‘Penduricalhos da Gente Sergipana: Os símbolos dos nossos municípios’, que discutirá a escolha e a inserção de elementos simbólicos dos 75 municípios sergipanos que posteriormente irão compor um novo acervo para a instalação ‘Penduricalhos da Gente Sergipana’;
GT 2 | ‘Educação e Museu: Um espaço de fomento à identidade sergipana’, que debaterá nomes para compor a exposição ‘Nossos Cabras’ e fatos culturais, sociais, ambientais e históricos de relevância para o Estado, como forma de atualização da ‘Renda do Tempo’, na exposição ‘Midiateca’;
GT 3 | ‘O lugar da tecnologia para a interação com a gente sergipana’, que buscará discutir métodos para a utilização dos recursos multimídia como dispositivos para explorar de maneira mais ampla os discursos presentes nas exposições, além de, atuarem como dispositivos pedagógicos para o ensino-aprendizagem da cultura sergipana;
GT 4 | ‘Acessibilidade e Museu: Pensando a acessibilidade para expandirmos a inclusão’, que propõe discutir possíveis melhorias no acesso à informação, à orientação espacial dos visitantes e à estrutura predial, no que tange à acessibilidade. E para isso, é necessário além de aperfeiçoar algumas mudanças que já estão sendo tomadas, buscaroutras.
Após a Escuta Pública, o Plano Museológico passará por outras fases de curadoria até que seja implementado pela instituição.