O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos) chegou a 37,4 milhões, o maior desde janeiro de 2015. (Divulgação)
Desemprego cai em todo o país
Publicado em 30 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na manhã desta sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Brasil alcançou no terceiro trimestre deste ano a menor taxa de desemprego no país. O fato histórico indica que o percentual de pessoas sem ocupação atingiu 6,2%; a redução foi de 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, quando em julho a taxa era de 6,8%. A redução significativa mostra diferença ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado; naquele momento o instituto PNAD havia identificado que a desocupação atingia 7,6% da população em idade de trabalhar.
Dados notificados pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) revelam que o estado de Sergipe, apesar de ter apresentado percentual superior à média nacional, também tem registrado gradativa redução na taxa de desemprego em todos os 75 municípios.
A pesquisa mais recente – apresentada nesta segunda quinzena de novembro -, atesta que o volume de pessoas sem ocupação caiu de 11,9% no último trimestre de 2022 para 8,4% no terceiro trimestre de 2024. A variação relativa da taxa de desocupados no terceiro trimestre de 2024 em relação ao quarto trimestre de 2022 indica que Sergipe é o estado do Nordeste com maior redução da taxa de desocupados (-29,4%).