Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Desemprego cai em todo o país


Publicado em 30 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos) chegou a 37,4 milhões, o maior desde janeiro de 2015. (Divulgação)

Milton Alves Júnior

 

Um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada na manhã desta sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Brasil alcançou no terceiro trimestre deste ano a menor taxa de desemprego no país. O fato histórico indica que o percentual de pessoas sem ocupação atingiu 6,2%; a redução foi de 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, quando em julho a taxa era de 6,8%. A redução significativa mostra diferença ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado; naquele momento o instituto PNAD havia identificado que a desocupação atingia 7,6% da população em idade de trabalhar.
Dados notificados pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) revelam que o estado de Sergipe, apesar de ter apresentado percentual superior à média nacional, também tem registrado gradativa redução na taxa de desemprego em todos os 75 municípios.
A pesquisa mais recente – apresentada nesta segunda quinzena de novembro -, atesta que o volume de pessoas sem ocupação caiu de 11,9% no último trimestre de 2022 para 8,4% no terceiro trimestre de 2024. A variação relativa da taxa de desocupados no terceiro trimestre de 2024 em relação ao quarto trimestre de 2022 indica que Sergipe é o estado do Nordeste com maior redução da taxa de desocupados (-29,4%).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade