Quinta, 16 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Doações de sangue diminuem neste período


Publicado em 27 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Operadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estão chamando a atenção da população sergipana para a necessidade de realizar doação de sangue em um dos pontos de coleta do estado. Responsável por abastecer todas as unidades integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS), e parte dos espaços pertencentes à rede particular de assistência médica, a direção do Centro conversou na tarde de ontem com o JORNAL DO DIA e se mostrou preocupada com o fluxo de doações realizadas nesta última quinzena de dezembro. De acordo com a superintendente Fernanda Fraga, apesar da redução de doadores, as demandas hospitalares estão mais altas.
“Este cenário é comum todo final de ano, e posso revelar que para nós, se trata do pior momento, mais até se comparado com a baixa durante os festejos juninos. A nossa preocupação está atrelada aos atendimentos hospitalares que crescem nessa época, principalmente os acidentes de carro e moto, por ser uma fase onde as pessoas costumam viajar mais”, destacou. Sobre os motivos que contribuem para a redução está a fase de recesso em poderes constitucionais, órgãos públicos, entidades sindicais, além das férias de milhares de trabalhadores e estudantes. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que em Sergipe cerca de 2% da população doa sangue regularmente; a faixa etária mais fiel a esta ação envolve pessoas com idade entre 25 e 55 anos.
“A cada doador de sangue, a bolsa com 350 ml / 500 ml, pode salvar até quatro vidas; orientamos as pessoas a buscarem o nosso centro de hemoterapia e realizarem este ato de amor ao próximo. Vamos trabalhar normalmente no dia de hoje e na próxima segunda-feira, 30; no dia 31 nosso horário de atendimento será das 7h às 11h”, completou Fernanda Fraga.
Para realizar a doação de sangue é preciso observar alguns critérios básicos: estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e comparecer à unidade bem alimentado, portando um documento oficial original com foto válido em todo território nacional. Na noite anterior à doação, é necessário ter repouso de pelo menos seis horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antecedentes.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade