Zagallo sorri no evento de inauguração de sua estátua na sede da CBF, em 2022 (Lucas Figueiredo/CBF)
Zagallo: Um ano sem o único tetracampeão mundial da história
Publicado em 08 de janeiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O falecimento de Zagallo completou um ano neste domingo. Em 5 de janeiro de 2024, o Velho Lobo morreu aos 92 anos e deixou um legado eterno. O alagoano saiu de Atalaia, município a 48 quilômetros de Maceió, para se tornar o único tetracampeão mundial da história. De seus quatro títulos, dois vieram como jogador nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, um como técnico na Copa de 1970 e outro como coordenador técnico no Mundial de 1994.
Entre os grandes símbolos da Seleção Brasileira, ele foi velado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, cidade pilar em sua vida. Ao todo, vestiu a Amarelinha 36 vezes e marcou seis gols.
“O Zagallo está na galeria dos grandes ídolos do futebol brasileiro. A data marcante nos faz lembrar de todas as façanhas do nosso craque. Hoje e sempre a CBF reverenciará o nosso eterno campeão”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Homenagens da CBF – Reverenciando o maior campeão mundial de todos os tempos, a CBF inaugurou em 2022 uma estátua de Zagallo, com a presença do Velho Lobo. Sua representação está ao lado das cinco taças de Copas do Mundo, das quais ele fez parte da conquista de quatro. A entidade também confeccionou um painel especial, com fotos e a frase ‘Zagallo E13rno’. Juntas, as palavras formam 13 letras, número apreciado pelo alagoano.
Em fevereiro do ano passado, na disputa da Supercopa Rei, competição que abre oficialmente a temporada do futebol nacional, ele foi homenageado, com um minuto de silêncio antes de a bola rolar, e teve sua imagem estampada no telão e nas placas em volta do gramado no minuto 13.
Na primeira partida após sua morte, em março de 2024, a Seleção entrou em campo contra a Inglaterra, em Wembley, estádio que também enalteceu o ídolo brasileiro, com uma flâmula e patch comemorativos. Além disso, os jogadores posaram para a foto oficial do jogo diante de uma placa alusiva a Zagallo.