**PUBLICIDADE


Ainda a dengue


Publicado em 10 de janeiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Somente a vigilância do poder público, com o apoio da população, pode dar fim ao vetor da doença, de uma vez por todas

.
Contra todas as aparências, o risco de epidemias não foi suplantado por todas as conquistas da ciência. A persistência do contágio com o vírus da dengue é a maior prova. Ano após ano, as autoridades tomam as devidas providências. O perigo do contágio em massa, no entanto, é real.
O Ministério da Saúde está atento e alerta a população para os riscos da dengue. O sorotipo 3 do vírus registrou aumento em meio a testes positivos para a doença no Brasil – sobretudo nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, do Amapá e do Paraná. A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro.
O cenário preocupa autoridades sanitárias brasileiras, já que o vírus não circula de forma predominante no país desde 2008 e, consequentemente, grande parte da população está suscetível.
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue, recentemente. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que foram registradas pelo menos 1.079 mortes causadas pela doença em 2023. A proliferação do Aedes aegypti ainda preocupa, portanto. Somente a vigilância do poder público, com o apoio indispensável da população, pode dar fim ao vetor da doença, de uma vez por todas.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE