Polícia encerra atuação nas Eleições 2026 com 22 procedimentos lavrados, sendo 8 crimes eleitorais

A delegada Rosana Freitas, coordenadora da Polícia Civil em Operações Eleitorais (Divulgação/SSP)

A Superintendência da Polícia Civil revelou na manhã de ontem que encerrou o trabalho nas Eleições 2026 com 22 procedimentos lavrados. Consta nos boletins de ocorrência que, desse total, exaras oito situações tiveram conotação eleitoral, enquanto os demais estão relacionados a outras ocorrências atendidas pelas equipes durante o pleito. Por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), foi revelado ainda que os procedimentos policiais foram registrados em 14 municípios do estado. Pela delegada Rosana Freitas, coordenadora da Polícia Civil em Operações Eleitorais (Copcal), o pleito democrático deste ano foi tranquilo.
Sobre denúncias indicando possíveis compras de votos, todos os casos flagrados foram encaminhadas para as delegacias de Cristinápolis, Lagarto e Rosário do Catete. Consta nos autos ainda que esses casos, não houve lavratura de prisão em flagrante, e os registros serão encaminhados à Polícia Federal para investigação por meio de inquérito policial. “A nossa avaliação é de que foi um pleito tranquilo. As ocorrências foram devidamente lavradas e não tiveram o condão de causar embaraços para o exercício do direito de voto e para a concretização do processo democrático”, afirmou a delegada. A identidade das pessoas abordadas por possíveis atos ilícitos não foi divulgada.
Além da atuação diretamente relacionada ao pleito, a Polícia Civil também deu cumprimento a dois mandados de prisão decorrentes de condenações definitivas pelo crime de estupro de vulnerável durante o domingo. As prisões ocorreram em razão de mandados expedidos pela Justiça e da natureza inafiançável do crime. No comunicado oficial emitido pela Polícia Civil ao JORNAL DO DIA, foi destacado ainda que os profissionais atuaram durante todo o pleito com unidades em regime de plantão nos municípios sergipanos, em articulação com as demais forças de segurança envolvidas na operação eleitoral. A SSP confirmou também na manhã de ontem que a Operação Eleições 2026 volta a acontecer no último final de semana deste mês, quando acontece o segundo turno das eleições. (MAJ)

Compartilhe esta notícia