A alegria suada do arrocha
Publicado em 27 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
O povo de Capela não pode passar o São Pedro sem o show de Devinho Novaes. A necessidade é tamanha, a ponto de a Prefeitura Municipal ir à barra dos tribunais, empenhada na defesa de suposto interesse público. A festa, argumentam os gestores, é uma tradição popular. Dá até para imaginar Dona Maria Sofrida, as mãos para o céu, feito devota, tomada pela alegria suada do arrocha.
Dona Maria, eu conheço muito bem. Enfrenta filas de muitas horas nos postos de saúde; trabalha de sol a sol para manter a penca de meninos na escola. Este fim de semana, com a graça da prefeita Silvany Sukita, ela vai fazer hora extra na farra, de olho nas latinhas descartadas pelos poderosos cheirando a perfume caro pendurados nos camarotes.
É só para Dona Maria, sem um pingo de alegria na vida, no entanto, que Devinho canta e rasga a garganta em tantos falsetes. Não fosse ela, sem paciência para metáforas, discursos elaborados e canções sem nenhuma rima, a verdade pulsante e ritmada dos acordes mais gastos não venderia milhares de ingressos e discos, não renderia tantos pedidos de música na rádio. Sem Dona Maria, o boyzinho coberto de ouro em cima do palco não seria ninguém.
As festas promovidas pelo poder público municipal nos quatro cantos de Sergipe jamais pecaram por modestas. Aqui, falta dinheiro para tudo, menos para os palcos erguidos a custo milionário, sob o falso pretexto de alegrar as massas. Sem outra oportunidade de ver o menino de quem todo mundo fala e toca no rádio toda hora, Dona Maria agradece. E requebra a bunda gorda, quase satisfeita, antes de dobrar os joelhos cansados para recolher uma lata amassada e outra.
São Pedro de Capela:Sexta-Feira (29/06)Flávio JoséIvaldo MaceióDevinho NovaesXand Avião
Sábado (30/06)Praça da Matriz (tarde)Rafa e Pipo MarquesDiego GalãPraça do Amparo (noite)Correia dos Oito BaixosCintura FinaGusttavo LimaDavi FirmaMano Walter
Domingo (01/07) (busca do Mastro)Bell Marques