Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A arte da tapeçaria na GAAS


Publicado em 05 de novembro de 2013
Por Jornal Do Dia


A cultura do povo iraniano, paquistanês e indiano

A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), recebe no período de 5 a 23 de novembro a 1ª Exposição de Tapetes Orientais em Aracaju. É a primeira vez que um evento desse tipo acontece em Sergipe. São cerca de 60 peças exclusivas, com sentidos religiosos e artísticos, de vários tamanhos e diferentes técnicas. A abertura acontecerá na noite da próxima terça, 5, às 20 horas.

A arte milenar mostra a cultura do povo iraniano, paquistanês e indiano. Em cada centímetro quadrado de uma peça são contados 200 pontos, que são produzidos em família nessas regiões, os fios são feitos um por um manualmente e tingidos também. E diferente dos tudo que já passou pela galeria, serão vendidas também. Os preços variam de R$ 600 a R$ 5 mil.

O diretor da unidade, Luiz Adelmo, falou da importância de uma exposição dessa. "A galeria é um lugar didático. Nos preocupamos em ensinar, a partir do momento que o tapete persa passa a ser uma raridade, as pessoas que tem cultura tem necessidade de um conhecimento maior", explicou.
Ele destacou ainda a expectativa de público, comparada ao recorde da Exposição Dois Séculos de Arte. "Recebemos mais de 700 pessoas no nosso último evento. Em 47 anos, nunca tivemos tanta visitação. Percebemos o interesse das pessoas pela arte, com essa novidade, esperamos que mais uma vez a aceitação seja boa", declarou.

Para a vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, essa arte é única e carregada de história. "A tapeçaria tem uma certa religiosidade, um ritual de perfeição. Em um tapete, vem o imaginário de um povo, com características individuais", comentou a professora.

Origem – A exposição conta com o apoio cultural da Galeria de Arte Zé de Dome e reúne peças de mais de 20 tipos de produção. Entre os iranianos, tapetes Tabriz 40 Raj , Shiraz A , Meymeh, Chouchan A , Hamadan A , Abadeh A, Toyserkan A , Mood E , Torkaman A , Nain E , Baloch-E, Hamedan A , Zanjan E , Sarogh E , Nahavand E e Sirjan E; que dividirão o espaço da galeria com os indianos Tabriz A e Kazak e os paquistaneses Bukhara e Khan.

Os tapetes ficarão expostos para visitação do público a partir do dia 6 de novembro. A Galeria de Artes Álvaro Santos está localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, Centro, e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. E aos sábados das 9h às 13h.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade