**PUBLICIDADE
A força de Déda
Publicado em 26 de julho de 2013
Por Jornal Do Dia
O governador Marcelo Déda (PT) deixou ontem a grande maioria dos sergipanos feliz com a notícia dada por ele mesmo, através do twitter, que teve alta na quarta-feira à tarde do Hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde 27 de maio para tratamento de uma neoplasia gastrointestinal.
Foi um período difícil os quase dois meses que Déda ficou internado, pois além do tratamento contra o câncer se submeteu a uma cirurgia abdominal para remoção de um tumor gastrointestinal. Chegou a ficar alguns dias na UTI e a ter infecções.
Por volta das 9h o governador postou que já se encontrava de alta e em um hotel em São Paulo, onde ficará alguns dias em consultas e revisões. "Foi um gigantesco obstáculo, mas a recuperação da cirurgia prossegue muito bem. Espero em Deus estar de volta a minha amada Aracaju em breve. Saudades dos filhos, da terra e do povo sergipano a quem agradeço as orações e os votos de recuperação. Que Deus abençoe a todos".
Postou ainda: "Como católico, tenho acompanhado com muita emoção a visita do Papa Francisco. Carismático, humilde, popular". E, demonstrando um bom humor, disse aos sergipanos: "Ah! Não deem alta às orações (rsrs), continuem pedindo a Deus pela minha saúde. Obrigado!".
Por volta das 13h, o governador voltou a se manifestar no twitter, só que dessa vez abordando questões políticas. Disse que não pretende retornar imediatamente ao governo. "Preciso de repouso, convivência com a família, cuidados médicos e foco na minha recuperação".
Escreveu ainda "Não me envolverei na administração nem na política. JB (Jackson Barreto) responde pelo Governo e Rogério, presidente, pelas legítimas reivindicações do PT. Quando me sentir em condições, se Deus permitir, retornarei. No tempo certo, na hora adequada".
Com essas declarações, Déda demonstrou bom senso e que continua sendo um político habilidoso. Foi até uma tentativa de desfazer o mal estar que provocou com a twittada que deu no dia da posse do engenheiro Roberto Bispo, irmão do ex-prefeito Luciano Bispo (PMDB/Itabaiana), como presidente da Codise.
No dia 16 de julho, pela manhã, o governador postou: "Jackson nomeou presidente da Codise à minha revelia. Estou triste e decepcionado. Minha saúde não me permite mais do que o desabafo. Não comentarei mais o tema. Devo concentrar-me na minha saúde por recomendação dos médicos e necessidade de preservar minha vida".
Com certeza, o governador não foi muito feliz nessas colocações. Primeiro porque Jackson Barreto e Luciano Bispo são aliados. Luciano, inclusive, tem o irmão deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) que passou a dar sustentação ao governo na Assembleia Legislativa em um momento difícil, quando Déda perdeu a maioria na Casa.
Já Jackson é um aliado extremamente correto não só do governador, mas do PT. É uma grande liderança política desde quando Déda era menino, tem seu próprio brilho e voo próprio.
JB, inclusive, ficou com Déda em 2012 quando havia possibilidade de racha no grupo com o então prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o senador Valadares (PSB) determinados a apoiar a candidatura a prefeito do deputado federal Valadares Filho (PSB). E o PT a apoiar a candidatura do deputado federal Rogério Carvalho.
Com certeza, a twittada de Déda ontem não agradou aos adversários políticos que torcem para ele retornar logo ao comando do governo pelo estrago que JB está fazendo a oposição pelo seu estilo arrojado de governar. A oposição também torce para um racha entre os dois.
Trocando em miúdos, as declarações de Déda de que não tem pressa em retornar ao governo e que não se envolverá na administração de Jackson foi uma ducha de água fria na oposição em pleno inverno nordestino …
Na paz
Um grande sinal de que não existe mais qualquer desavença política entre o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) e o PT, é que secretários de Estado, entre eles Silvio Santos (Casa Civil), e os deputados federais do PT Márcio Macedo e Rogério Carvalho estão acompanhando JB nas inaugurações. Na última segunda-feira, em Simão Dias e Poço Verde, todos eles estavam presentes nas inaugurações naquele município.
Ainda no twitter 1
Do governador Déda, demonstrando satisfação nas ações desenvolvidas no Estado: "Mesmo sem falar em governo, fiquei emocionado com as fotos da barragem do Poxim praticamente cheia. É bom ver os frutos do nosso trabalho".
Ainda no twitter 2
Déda se solidarizou com o companheiro deputado federal José Genoino (PT/SP), que se submeteu a uma cirurgia de urgência em lesão na aorta no Sírio Libanês: "Meus votos de plena recuperação ao meu amigo José Genoíno. Um homem justo que foi injustiçado. Saúde e força, companheiro!".
Convite
Informações chegadas a coluna dão conta que no início da semana Jackson Barreto conversou com o deputado estadual Francisco Gualberto (PT). O teria convidado a reassumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa já no início dos trabalhos legislativos do segundo semestre, em agosto.
Licitação
Deve acontecer na próxima segunda-feira a audiência que o prefeito João Alves Filho (DEM) solicitou na quarta-feira ao governador em exercício para discutir o problema da licitação do transporte coletivo na grande Aracaju. É que na mesma quarta-feira Jackson Barreto viajou a Brasília para audiências hoje com a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz de Carvalho, para tratar da tramitação do Proinveste.
No Rio
Ontem à noite Jackson Barreto seguiu de Brasília para o Rio de Janeiro para um encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acompanha a visita do papa Francisco ao Brasil.
Consórcio
Os prefeitos da grande Aracaju são favoráveis a licitação do transporte público e, com isso, foi criado o Comitê Gestor para trabalhar o processo licitatório com a participação de representantes das Prefeituras de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania Georlize Oliveira é a presidente.
Transporte
A edição de hoje do Jornal do Dia publica decretos de Nelson Felipe da Silva Filho, superintendente da SMTT, revogando ordens de serviço de operação das empresas São Cristóvão Transportes e da Viação Cidade de Aracaju (VCA), controladas pelo empresário Laurinho da Bomfim. A decisão sobre a exclusão das empresas foi anunciada na última quarta-feira pelo prefeito João Alves, ao lado dos prefeitos da Barra, Ailton Martins, de São Cristóvão, Rivanda Farias, e de Socorro, Fábio Henrique, porque as empresas não vinham operando as suas linhas em funções de problemas com pessoal.
Nova empresa
Com a publicação dos decretos revogando a concessão, o prefeito deve anunciar na próxima segunda-feira o nome da nova empresa que vai explorar o sistema. Ontem, a informação é de que a empresa que substituirá a VCA e a São Cristóvão não será a Vitória, da família da deputada estadual Susana Azevedo (PSC), mas uma que está sendo montada pelo empresário José Augusto Vieira, do grupo Maratá. Ele já teria 40 ônibus em condições de operar imediatamente e capital suficiente para adquirir a quantidade necessária para a normalização do sistema de transporte da Grande Aracaju.
Busca de solução
João Alves deixou de viajar ao Rio de Janeiro para ver o papa Francisco para resolver o caos instalado em Aracaju por conta das mobilizações dos motoristas e cobradores da VCA e São Cristóvão, que fecharam terminais de ônibus. Eles pleiteiam pagamento dos salários atrasados, férias e ticket alimentação.
Relator
O deputado federal Rogério Carvalho (PT) será o relator da polêmica Medida Provisória do Programa Mais Médico que o Governo Federal encaminhará ao Congresso Nacional. Rogério, que é médico, foi escolhido pelo seu partido e também por indicação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Veja essa…
Do prefeito João Alves, que recebeu ontem representantes do Movimento ‘Não Pago’ que reivindicaram entre outros pontos a revogação do aumento da tarifa de ônibus: "Quem cometeu atos de vandalismo nas manifestações não foi o povo, mas o mal feitor". Tá certo!
Curtas
Enquanto esteve hospitalizado no Sírio Libanês, o governador Déda recebeu a visita de figuras ilustres, entre elas o ex-presidente Lula, o ex-governador José Serra e o governador Eduardo Campos. Entre os sergipanos o ex-governador Albano Franco e o prefeito João Alves, além de aliados.
O Sírio Libanês é o preferido dos políticos. Estão por lá agora José Serra, que anteontem foi submetido a um cateterismo cardíaco, e José Genoino, que fez cirurgia de urgência em lesão na aorta. Recentemente se submeteram a uma cirurgia no hospital os sergipanos João Alves, Eduardo Amorim e João Andrade.
O secretário Saumíneo Nascimento (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) diz que estão bem encaminhados os entendimentos para atrair novas empresas para Sergipe neste segundo semestre. Antecipa que as empresas são de áreas "altamente estratégicas".
O vereador Max Prejuízo (PSB) já conseguiu 14 assinaturas para que possa apresentar requerimento propondo a instalação da CPI dos Transportes na Câmara Municipal de Aracaju. Muito além da conta, pois são necessárias apenas oito assinaturas.
Ontem vereadores se reuniram com a secretária Georlize Oliveira, que expôs as medidas que estão sendo adotadas pelo prefeito para solucionar o caos no sistema de transporte na grande Aracaju.