Segunda, 07 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE


A importância do Profissional de Economia


Publicado em 17 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Saumíneo Nascimento
saumineon@gmail.com

.

Foi comemorado no dia 13 de agosto, o dia do Economista, a comemoração ocorreu nesta data, em face da Lei n. 1.411, de 13 de agosto de 1951, que dispõe sobre a profissão do Economista, promulgada por Getúlio Vargas, juntamente com os Ministros Ernesto Simões Filho, Horácio Lafer e Danton Coelho.
Registre-se que o Conselho Federal de Economia, com sede em Brasília, é uma autarquia responsável pela fiscalização profissional dos 230 mil economistas brasileiros. A autarquia tem como atribuição assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do País e atua em sintonia com os Conselhos Regionais de Economia que cada unidade federativa do país possui.
Em termos da histórica econômica mundial são vários economistas que formularam o pensamento econômico até chegarmos aos dias atuais. Foram pessoas que utilizaram os seus esforços intelectuais para melhor compreensão desta disciplina que faz parte do cotidiano da sociedade.
Dos economistas mais influentes da história destaco, Adam Smith (1723-1790), sua obra A Riqueza das Nações, fez dele o pai da economia moderna, sendo considerado um economista clássico, neste livro ele desenvolve a teoria da mão invisível do mercado, o papel da concorrência e do livre comércio, temas que são discutidos amplamente na atualidade em organismos internacionais e nos governos em suas diversas esferas em todas as partes do mundo. Mas outros economistas clássicos também marcaram o pensamento econômico e todos que fizeram pelo menos graduação em economia, tiveram obrigatoriamente a leitura das obras deles, a exemplo de: David Ricardo (1772-1823), que trabalhou a teoria do valor-trabalho, a lei dos rendimentos decrescentes e a teoria das vantagens comparativas, teses que são usadas no comércio exterior; Karl Marx (1818-1883), sempre foi muito polêmico o estudo sobre este autor, muitos fazem críticas sem nunca terem lido a sua principal obra, O Capital, que é uma análise do sistema capitalista; Tomas Malthus (1766-1834), através de sua obra, Um Ensaio sobre o Princípio da População, ele já apontava naquela época, um flagelo atual e que é buscado mitigar, o da fome. A sua tese de que a população cresce em progressão geométrica e os alimentos em população aritmética, trouxe um alerta sobre a nossa capacidade de produzir alimentos para a evolução populacional que teríamos ao longo dos anos. Estes são alguns dos principais economistas clássicos que ajudaram a moldar os princípios da economia.
Representando os diversos nomes dos economistas do Século XX, dois grandes intelectuais que também consolidaram as Ciências Econômicas: John Maynard Keynes (1883-1946), que fez uma revolução na teoria macroeconômica, sendo a sua obra, leitura obrigatória de todo estudante de economia em sua formação, Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, onde enfatiza a importância da demanda agregada e do papel do governo na estabilização da economia; Joseph Schumpeter (1883-1950), que ficou conhecido por suas teorias sobre a destruição criativa e o papel do empreendedor no processo de inovação no crescimento econômico.
A importância do profissional de economia foi consolidada no ano de 1968, quando o Sveriges Riskbank (Banco Central da Suécia) estabeleceu o Prêmio Sveriges Riskbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, o chamado Prêmio Nobel de Economia.
Os primeiros ganhadores do Prêmio Nobel de Economia foram os economistas Ragnar Frisch e Jan Tinberg em 1969, por terem desenvolvido e aplicado modelos dinâmicos para análise de processos econômicos. Juntos eles foram pioneiros no desenvolvimento de formulações matemáticas de economia. Foi Ragnar Frisch que cunhou o termo econometria para estudos nos quais ele usou métodos estatísticos para descrever sistemas econômicos.
De 1969 a 2023 foram concedidos 55 prêmios em ciências econômicas para 93 laureados, sendo 3 mulheres e 90 homens. A última laureada, Claudia Goldin, foi a ganhadora do Prêmio Nobel de Economia de 2023, por trabalhos que auxiliaram na compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho.
No Brasil vários economistas merecem destaque e foram fundamentais para o pensamento econômico do nosso país. Destacarei dois nomes para representar as diversas gerações de economistas brasileiros: Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares. Celso Furtado (1920-2004), foi um dos maiores intelectuais do Brasil do Século XX com grandes ideias sobre desenvolvimento econômico e subdesenvolvimento, enfatizando o papel do estado, ele foi o idealizador e primeiro Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE. E Maria da Conceição Tavares (1930-2024) que escreveu vários livros e formou várias gerações de economistas no Brasil, na condição de professora, seus escritos abordavam vários temas, a exemplo de: Substituição de Importações no Brasil, Estagnação Econômica, Crescimento Econômico, etc.
Estes nomes apresentados e suas teses são para referenciar a atividade profissional do economista que a desempenha em empreendimentos públicos, privados ou mistos. Este é um profissional que pode desempenhar várias tarefas compreendidas no seu campo profissional, caracterizando os serviços técnicos de Economia e Finanças em diferentes modalidades, instrumentos e vínculos pelos quais poderão ser executadas.
Mas o economista para exercer sua atividade necessita ter o seu registro em dia e atualizado, não basta ter apenas o diploma de Bacharel, Mestre ou Doutor em Economia. A responsabilidade é relevante e essencial para a construção de uma sociedade em constante transformação e que cada vez mais necessita do apoio de referido profissional no mundo empresarial e no cotidiano das relações de consumo e sobrevivência adequada e justa.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE