**PUBLICIDADE
A importância do Serviço Militar Brasileiro
Publicado em 19 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
No Brasil, o Serviço Militar Obrigatório se divide em três etapas que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são comuns à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica e estão unificadas no âmbito do Ministério da Defesa.
As etapas são: alistamento militar, seleção geral e incorporação ou matrícula.
Alistamento – o jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos.
O período de Alistamento Militar inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho. O período da seleção ocorre, normalmente, de fevereiro a novembro e participam dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar. Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.
Sobre a incorporação ou matrícula, trata-se de um ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar das Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis. Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Singular na prestação do Serviço Militar.
Uma novidade importante é que a partir do ano que vem, as mulheres vão poder se alistar no serviço militar entre janeiro e junho do ano que completarem 18 anos. Um decreto com as regras para o alistamento voluntário feminino foi publicado pelo governo federal. Antes, as mulheres só poderiam entrar nas carreiras militares em cursos de formação de suboficiais e oficiais, que são cargos de nível superior, como: médicas e engenheiras. Agora, elas também podem se alistar aos 18 anos, como acontece com os homens.
O alistamento militar brasileiro merece ser mais conhecido, entendido e valorizado, pois a mobilização nacional é um instrumento essencial para a manutenção da soberania do país.
No caso de uma guerra envolvendo o Brasil, é preciso que os recursos humanos e materiais, e os serviços possam ser acionados com rapidez e de forma estratégica. São 3 as fases da mobilização (preparo, execução e desmobilização) e 9 as áreas de atuação (política, econômica, social, psicológica, segurança, inteligência, defesa civil, ciência e tecnologia, e militar). Para coordenar as ações, foi criado, em 2007, o Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob), que conta com o Ministério da Defesa como órgão central.
De acordo com relatório do Ministério da Defesa, atualmente, as Forças Armadas possuem um efetivo aproximado de 360 mil militares, entre profissionais de carreira e temporários. Em caso de conflito, é possível mobilizar cerca de 58 milhões de cidadãos, que estão cadastrados no banco de dados do Serviço Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (Sermilmob).
Além de recursos humanos, o Estado poderá, caso necessário, utilizar os recursos materiais disponíveis na indústria nacional para fortalecer a capacidade de sustentar o combate.
Também as indústrias químicas podem produzir pólvora e Mobilização e Serviço Militar as siderúrgicas trabalhar em peças para carros de combate, navios de guerra e aeronaves militares. Esse processo recebe o nome de conversão da cadeia produtiva. Com capacidade logística total (militar + civil), o Brasil tem autonomia tecnológica para atuar nas funções de engenharia, manutenção, recursos humanos, salvamento, saúde, suprimento e transporte. Hoje em dia, cerca de 4,7 mil empresas compõem esse esforço logístico.
De acordo com balanço do ano de 2023 do Ministério da Defesa, no ano de 2023, o Ministério da Defesa capacitou cerca de mil pessoas sobre as normas e os processos do Sistema de Informações Gerenciais de Logística e Mobilização de Defesa, conhecido como Apolo. Foram várias as temáticas abordadas durante os encontros, como Mobilização Nacional e Militar, Planejamento da Mobilização e Treinamento do Sistema Apolo. Além disso, 13 outras reuniões setoriais e de treinamento ocorreram em todo o país.
o contexto da Mobilização Nacional, o Serviço Militar Obrigatório é o exercício de atividades relacionadas à defesa nacional e desempenhadas nas Forças Armadas. Todos os anos, cerca de 1,5 milhão de jovens alistam-se para prestar o serviço militar, que, geralmente, tem duração de 12 meses. Desse total, aproximadamente 85 mil são incorporados, como marinheiros-recrutas (Marinha) ou como soldados (Exército e Aeronáutica). Entre eles, estão 2.200 estudantes de medicina, farmácia, odontologia e veterinária, convocados para a prestação do serviço militar como oficiais.
O alistamento militar é uma grande oportunidade de servir ao país e de adquirir bons conhecimentos que serão levadas para a futura vida profissional e familiar.