Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A mulher por trás das persianas


Publicado em 24 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Numa gaiola de ouro (Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
 
Aposto com quem quiser, antes mesmo de me acomodar na sala escura do Cine Vitória: A Priscilla de Sofia Coppola é ninguém mais, ninguém menos, do que a mulher por trás das persianas de quem falou Eduardo Galeano, em um ensaio dedicado às questões de gênero, antecipando o tema esvaziado pela velocidade estéril das redes sociais.
A imagem é poderosa, recorro a ela com insistência devotada, alguns leitores já devem ter notado. Nasce a mulher para verter lágrimas e leite – afirma o sociólogo, em passagem evocada aqui de memória -, observar a vida por trás das persianas. Jamais para ter ideias, tomar parte dela.
Sofia Coppola é das realizadores mais profícuas e interessantes de sua geração. Poderia, ela própria, permanecer à sombra de um sobrenome associado ao gênio masculino. Mas realizou ‘Lost in Translation’ (2003), com Bill Murray e Scarlett Johanson, entre outros grandes filmes. E de lá para cá não parou mais.
Priscilla Presley, o pássaro apanhado na flor da idade, não foi a primeira mulher confinada em uma gaiola de ouro. A lista é imensa. Para cada Rita Lee valente o bastante para tocar o foda-se, há incontáveis donzelas aprisionadas no alto de uma torre. Príncipes, no entanto, nunca houve. Os privilégios imorais das monarquias não salvam, nem libertam ninguém, jamais.
Aqui, convém a este jornalista se arriscar ainda mais um pouco: A sinopse do filme peca por uma redação um tanto edulcorada, menciona “um retrato profundo e arrebatadoramente detalhado sobre amor, fantasia e fama”. Quem conhece a diretora aqui em questão, no entanto,espera que o filme não tenha nada a ver com a campanha de marketing. Ao contrário da propaganda equivocada, Sofia Coppola não é de dourar a pílula.
 
O filme – Priscilla, o mais recente e aguardado drama da diretora e roteirista vencedora do Oscar Sofia Coppola, já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Esta é mais uma parceria da O2 Play (distribuidora da O2 Filmes) e MUBI (distribuidora global, streaming e produtora).
O longa-metragem fez sua estreia mundial no 80º Festival Internacional de Veneza, seguido pela exibição no Reino Unido, durante o BFI London Film Festival. A protagonista CaileeSpaeny venceu o prêmio de Melhor Atriz em Veneza e concorre ao Globo de Ouro 2024 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama.
Escrito e dirigido por Sofia Coppola, Priscilla é baseado na biografia Elvis e Eu, de 1985, assinada por Priscilla Presley e Sandra Harmon. O filme é estrelado por CaileeSpaeny (Mare ofEasttown, Maus Momentos no Hotel Royale) como Priscilla, Jacob Elordi (Euphoria, A Barraca do Beijo, Saltburn) como Elvis Presley, e DagmaraDominczyk (Succession, Bottoms, A Filha Perdida) como Ann Beaulieu.
 
Cine Vitória exibe ‘Priscilla’:
Sexta-feira, 26, às 17h45.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade