Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Abertura dos Jogos Escolares: festa da juventude


Publicado em 23 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Abertura do Jogos Escolares Brasileiro reuniu estudantes de todo o Brasil (Divulgação)

Estudantes de todo o Brasil com idade até 18 anos, estão participando dos Jogos Escolares Brasileiros em Aracaju. A competição acontece no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, que tem recebido um grande público vibrando com a atuações dos jovens atletas. Na noite da última terça-feira (21), aconteceu a solenidade de abertura, presigada pelo Governador Fábio Mitidiere e diversas autoridades. A Cerimônia contou com a participação de quase 3 mil pessoas e com a entrega da comenda ‘Cruz Mitidieri’ ao governador.
A solenidade foi aberta pela secretária de Estado do Esporte e do Lazer, Mariana Dantas. Com um discurso, inspirador, ela destacou a importância do esporte na formação dos jovens e no desenvolvimento social. “Os Jogos Escolares são mais do que uma competição, são uma oportunidade de promover valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. O evento representa o futuro do nosso esporte”, afirmou.
A realização dos Jogos Escolares Brasileiros é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte, Governo Federal, Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Universidade Tiradentes (Unit) e as federações esportivas, com o apoio das secretarias de educação e esporte dos estados e municípios participantes.
Desfile dos atletas – As federações esportivas nas modalidades participantes na etapa de Aracaju, como tênis de mesa, karatê, atletismo, xadrez e wrestling, estiveram presentes, demonstrando a colaboração entre as entidades esportivas do país. Na abertura os atletas apresentaram uma demonstração de suas respectivas modalidades, atraindo a atenção do público e incentivando a prática esportiva entre os jovens. Destaque para a federação do Rio Grande do Sul que, apesar das enchentes no estado, conseguiu trazer sete representantes para disputar o karatê e dois atletas do wrestling.
Além das apresentações esportivas, a cerimônia contou com shows musicais e culturais que celebraram a diversidade e a riqueza cultural de Sergipe. Grupos folclóricos e artistas locais se apresentaram, proporcionando um espetáculo emocionante e cheio de energia.
Nesta edição, foi realizada a entrega da Comenda ‘Cruz Mitidieri’, criada pela CBDE para homenagear aqueles que trabalharam em prol do esporte escolar. O governador Fábio Mitidieri foi o homenageado da noite, como reconhecimento pelo trabalho quando ainda era deputado federal e criou a lei do Dia Nacional do Esporte Escolar, sendo a primeira personalidade agraciada com a comenda.
JEB’s em números – Os Jeb’s 2024 em Aracaju contam com a participação de mais de 1.800 atletas de todos os estados brasileiros, sendo 1.008 meninos e 794 meninas, além de 279 professores, 133 árbitros e 92 membros do Comitê Central Organizador (CCO). As competições acontecem até a próxima quinta-feira, 23, promovendo um intercâmbio cultural e esportivo entre os jovens.
O evento também apresentou um potencial significativo para gerar empregos e movimentar a economia local, criando oportunidades em diversas áreas, desde a organização e operação, até o suporte ao turismo e ao comércio local. De acordo com o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, aqui em Aracaju, foram gerados mais de 70 empregos para a realização do Jeb’s.
Os Jogos Escolares Brasileiros categoria Sub 18, a mais tradicional e mais relevante competição de base nacional, funciona como seletiva para a participação nas Olimpíadas Mundiais Escolares, chamada oficialmente como ISF Bahrain Gymnasiade 2024, organizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) e que será realizada em outubro deste ano, no Bahrein.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE