Quarta, 11 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Abraço simbólico em defesa do Banese


Publicado em 05 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Dezenas de bancários e clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) foram às ruas na tarde de ontem para protestar contra a Prefeitura de Aracaju que pretende ainda nesse mês de outubro leiloar a folha de pagamento dos servidores públicos. Reunidos na Praça da Bandeira, os manifestantes saíram em caminhada pela avenida Barão de Maruim e seguiram até a agência central do banco que fica instalada no Edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana). Coordenados pelo Sindicato dos Bancários (Seeb) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), os populares se juntaram e promoveram um abraço simbólico ao banco que completa em novembro 52 anos de fundação.
Com o leilão previsto para ocorrer no próximo dia 21, a perspectiva por parte dos manifestantes é que uma série de mobilizações seja promovida na capital e no interior do estado. Para o presidente do Seeb, José Souza, caso a população permaneça unida, o prefeito João Alves Filho (DEM) pode ‘deixar de lado’ a ideia de repassar a folha de pagamento da PMA para outra instituição bancária. "É por isso que estamos aqui reunidos para pleitear o apoio de todos os aracajuanos que amam o nosso Estado, e amam ser clientes do Banese. Esse banco é nosso e temos que sempre ajudá-lo a progredir e não falir. Esse leilão é uma punhalada nas costas dos sergipanos", declarou.
Preocupados com a proposta apresentada pelo democrata, os deputados Capitão Samuel (PSL), Francisco Gualberto (PT), Ana Lúcia (PT), Garibalde Mendonça (PMDB) e o deputado Zeca da Silva (PSC), se reuniram e criaram uma comissão parlamentar que tem por objetivo estudar a proposta da administração municipal e tentar inviabilizar o processo leiloeiro. Na última quarta-feira, 02, a comissão foi informada que o prefeito do município de Lagarto, Lila Fraga (PSDB), também pretende tirar do Banese o serviço de pagamento dos seus servidores.
De acordo com Samuel, órgãos públicos, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado, têm por compromisso ético apoiar a luta dos trabalhadores. "Lembro que quando funcionário do Banese, o próprio banco patrocinou a melhoria do setor de informática da corte de contas. Por isso que afirmo a necessidade de todos os conselheiros apoiarem a nossa luta. O fortalecimento do Banese é um desejo da maioria, e não da minoria", afirmou.
Para debater o assunto, na próxima semana os deputados vão se reunir com o presidente do TCE, conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza. Quanto ao desejo de Lila, o parlamentar completou dizendo: "Trata-se do mesmo intuito de João. Nossa comissão foi formada para evitar esse leilão em todo o estado e não apenas na capital".
Na marcha de ontem também estiveram presentes os vereadores petistas Emmanuel Nascimento e Iran Barbosa, e os deputados estaduais Ana Lúcia e Capitão Samuel. Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), UGT, CGTB, Conlutas e Força Sindical também estiveram na caminhada denominada de ‘Marcha da Sergipanidade’. "O aspecto positivo desse momento que estamos vivenciando é a presença das pessoas nessa caminhada. Percebe-se que o sindicato convocou a população e ela prontamente atendeu ao convite de ir às ruas. Essa é mais uma demonstração da reprovação por parte do povo", disse Ana Lúcia.
Questionada sobre a possibilidade de ser um desejo antigo de João Alves, enfraquecer a estrutura física e econômica do Banese, a deputada concluiu dizendo: "Só pode. No seu último governo os baneseanos presenciaram quase uma privatização daquele que é o maior incentivador e patrocinador dos sergipanos. A Prefeitura de Aracaju é o segundo maior cliente do banco e tirar esse serviço do Banese é retroceder economicamente e desvalorizar as nossas raízes".
A manifestação foi encerrada por volta das 18h e nenhum registro de desordem pública foi notificado.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade