Mulheres atendidas pelo Centro Pop tiveram atenção especial na sexta-feira (Divulgação)
Ação conjunta leva saúde e bem-estar às mulheres em situação de rua na capital
Publicado em 08 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira (7), uma ação especial dedicada ao bem-estar e à assistência integral às mulheres atendidas pelo Centro Pop. Em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, o evento contou com serviços essenciais de saúde e promoção do autocuidado.
A iniciativa foi realizada pelo programa Consultório na Rua, que levou atendimento médico, psicológico, vacinação, testagem rápida e acesso à exames para as mulheres em situação de rua. Segundo Márcio Augusto de Oliveira, gerente técnico do programa, a ação tem um papel fundamental para fortalecer o acesso à saúde e tornar mais conhecida essa estratégia voltada à população em condições de vulnerabilidade.
“Hoje, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, envolvemos toda nossa equipe para dar acesso aos serviços. A integração entre pastas é essencial para ampliar a capacidade de resolução das questões e manter o matriciamento do público assistido”, explicou.
Para Carlos Henrique Severo, coordenador do Centro Pop, a parceria entre Saúde e Assistência Social é essencial para garantir o suporte necessário a essas mulheres, que enfrentam múltiplas dificuldades no dia a dia. “Essa população vive em extrema vulnerabilidade e tem muitas demandas de saúde, tanto clínica quanto mental. Por isso, o trabalho conjunto entre diferentes políticas públicas é indispensável”, destacou.
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, reforçou a importância da união entre os serviços para garantir o atendimento integral. “Muitas pessoas chegam à situação de rua por questões sociais ou de saúde mental. O Consultório na Rua é um exemplo de como a Saúde e a Assistência Social devem caminhar juntas para mudar essa realidade. Temos que caminhar de mãos dadas para que a gente possa, realmente, beneficiar e fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou.