Mandados de prisão e decisões judiciais de busca e apreensão foram cumpridos ontem.
Ação conjunta prende dez investigados em operação contra roubos em Itabaiana
Publicado em 08 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Dez suspeitos foram presos e um investigado morreu na manhã de ontem, em Itabaiana (Agreste), durante a deflagração da Operação Alavantu, das polícias Civil e Militar. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), eles foram alvos de duas prisões em flagrante e oito mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, por crimes como roubo e homicídio. Os casos, em sua maioria, são de assaltos à mão armada, mas também estariam relacionados a assassinatos e ap tráfico de drogas.
A operação foi um desdobramento de investigações da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Delegacia Regional de Itabaiana e do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM). De acordo com o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Sidney Barbosa, os investigados já passaram pelo sistema prisional e já utilizaram arma de fogo para o cometimento de crimes. “Estamos cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão com o objetivo de retirar de circulação indivíduos que vem cometendo crimes contra o patrimônio em Itabaiana”, ressaltou.
Já o delegado Rafael Kaufer, do Depatri de Itabaiana, a operação buscou atender à necessidade de enfrentamento e combate à criminalidade na cidade serrana. “A data foi estrategicamente escolhida tendo em vista a proximidade com a Festa dos Caminhoneiros para coibir a prática de crimes patrimoniais”, acrescentouKaufer, ao explicar que o nome da operação, Alavantu, é uma expressão das festas juninas que quer dizer “ir para frente”, e traduz o objetivo da operação.
Durante as buscas da operação, houve a apreensão de diversas quantias de drogas, armas de fogo, munições e telefones celulares. Um dos suspeitos com prisão decretada,Luciano Junio de Jesus Santos, 20 anos, que era processado por roubo e suspeito de latrocínio, foi morto durante a abordagem dos policiais e, segundo a Policia, provocou uma troca de tiros e acabou baleado. Outro suspeito investigado pela operação se entregou à Polícia, apresentando-se pessoalmente na Delegacia Regional.