O professor coordenador do mutirão, Kleyton Bastos
Ação solidária de nefrologia faz triagem de mais de 200 pessoas no HU
Publicado em 26 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
O Hospital Universi- tário da Universi- dade Federal de Sergipe (HU-UFS) realizou neste sábado (24), uma ação solidária de nefrologia, levada a cabo pela Liga de Nefrologia de Sergipe (Linese), com o objetivo de rastrear possíveis doenças renais nas mais de 200 pessoas que compareceram ao ambulatório do HU-UFS. A ação foi executada por acadêmicos de medicina da UFS e contou com o apoio logístico do HU.
O professor coordenador do mutirão, Kleyton Bastos, explica que a ação foi pensada para alertar as pessoas sobre a importância da saúde renal. "Aqueles que passarem pela triagem e apresentarem suspeitas de doença renal serão convocados para acompanhamento no ambulatório do HU-UFS", garante o docente. Kleyton ressaltou o apoio dado pela gestão do HU-UFS, em especial pela coordenação do laboratório, que permitirá a realização de exames em todas as amostras de urina coletadas.
"Planejamos uma ação para acolher as pessoas no rastreio dessas doenças que, em regra, são silenciosas", lembra o acadêmico de medicina, João Fontes. Os estudantes sensibilizaram os pacientes acerca da importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais resolutivo de possíveis problemas renais. "Esse é um momento muito importante para a nossa formação em medicina, especialmente no campo da nefrologia. Muito mais que prescrever remédios, temos de aprender a conhecer as necessidades das pessoas", pontua João.
O presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe, Lúcio Alves, prestigiou a ação solidária e parabenizou a Linese pela iniciativa. "Todos os gestores hospitalares devem seguir o exemplo do HU-UFS. A nefrologia tem de ser constantemente lembrada, porque se trata da qualidade de vida das pessoas que, dificilmente, saberão por conta própria como está a saúde dos seus rins", esclarece.
Devido ao sucesso da ação solidária, Kleyton anuncia que a Linese já está pensando no próximo evento. "Fizemos uma lista de espera com pessoas que serão atendidas no nosso próximo mutirão. Trabalharemos nos detalhes logísticos e, em breve, anunciaremos a data", assevera o docente.
Balanço – Foram atendidas 202 pessoas, com coletas de urina que serão examinadas mediante análise da creatina. Os pacientes cujos resultados retornarem com alguma suspeita serão convocados para acompanhamento ambulatorial no HU-UFS. Devido à quantidade de pessoas que compareceram ao hospital, a Linese preparou uma lista de espera para a próxima ação solidária, cuja data será oportunamente comunicada.