**PUBLICIDADE
Acesa a luz amarela
Publicado em 03 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Após recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE), a Prefeitura de Aracaju iniciou ontem mesmo o fechamento de estacionamentos de áreas com registros de maior concentração pública, notadamente a Orla da Atalaia e o Calçadão da 13 de Julho, onde ainda se evidenciou certa aglomeração nos últimos dias, para que a situação não se repita.
Acesa a luz amarela
Os dois casos de morte confirma dos ontem em Sergipe pelo novo coronavírus (Covid-19) mostram a necessidade das pessoas ficarem em casa como recomendam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, que são as maiores autoridades na área.
O mais grave é que estão surgindo casos de contaminação comunitária, a exemplo da mulher de 61 anos que faleceu ontem. Ela não possuía histórico de viagem e nem contato com casos confirmados da doença, diferente do homem de 60 anos que havia chegado há 15 dias de São Paulo, maior foco da pandemia. Os dois estavam no grupo de risco.
Esse novo cenário da pandemia em Sergipe mostra que o governador Belivaldo Chagas (PSD) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não devem afroxar as medidas relacionadas ao isolamento social, como uma única forma de conter a propagação da pandemia já que não existe vacina nem tratamento específico.
Felizmente, ontem mesmo, após a confirmação das duas primeiras mortes por coronavírus em Sergipe, o governador reuniu o Comitê de Crise. Ficou definido que não será flexibilizado o último decreto estadual que baixou com medidas que visam evitar a disseminação do vírus.
Os decretos de Belivaldo e Edvaldo com medidas restritivas vão até o dia 17 de março. A bancada federal de Sergipe também está ajudando nesse momento de pandemia, com o remanejamento de R$ 57 milhões de emendas de bancada para a saúde no estado.
Trocando em miúdos, o governador, o prefeito de Aracaju e a bancada federal estão fazendo a parte deles. Resta a população fazer a sua parte ficando no isolamento social, principalmente pelo fato do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vir alertando que o número de casos vai aumentar neste início de abril, com o fim da incubação da doença e manifestação dos sintomas.
É preciso que os irresponsáveis que não estão indo trabalhar, mas estão saindo para farras, atividades com amigos e lazer, que sejam levados pela polícia e condenados a pagarem multas pelo risco de não só se contaminarem, mas, contaminarem outras pessoas. Para vencer o novo coronavírus é preciso que todos precisam façam a sua parte. Em Sergipe a luz amarela já foi acesa com as duas mortes ontem…
Novo apelo
Para o governador Belivaldo Chagas (PSD) o momento é delicado e necessita da ajuda de todos. "O isolamento social é urgente e mais do que nunca precisa ser respeitado. Se puder, fique em casa", apela o governador lamentando as duas mortes ontem e enfatizando que o Governo de Sergipe está fazendo a sua parte, preparando a rede pública de saúde para receber os casos que vem aumentando, ampliando o número de leitos dedicados a síndromes respiratórias. Diz que a luta é de todos.
Endurecendo as medidas 1
Na luta para conter o coronavírus, Belivaldo recomendou ontem aos comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que seja reforçada a fiscalização nas ruas pelo fato de muitas pessoas não estarem respeitando as medidas. "Há necessidade urgente das pessoas ficarem em casa por já ter a contaminação comunitária", diz.
Endurecendo as medidas 2
Belivaldo ligou ontem para o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (MDB), pedindo que coloque em votação na próxima quarta-feira o Projeto de Lei já encaminhado à Casa estabelecendo o pagamento de multas para quem descumprir o decreto estadual.
Em ação
O governo espera até amanhã a chegada de 10 mil testes que serão utilizados inicialmente em profissionais da saúde, da segurança pública e de pessoas que estejam necessitando do exame. Está na expectativa da chegada de mais 10 mil testes, totalizando 20 mil. Está planejando 120 leitos de UTIs e 380 de retaguarda e já fez reserva de 64 quartos em um hotel próximo ao Hospital de Urgência de Sergipe (USE) para ficar à disposição dos trabalhadores da saúde.
Na defesa pelo isolamento 1
Deputados federais e senadores também defendem o isolamento social, principalmente, depois das duas mortes ontem em Sergipe. "Reforço a necessidade de isolamento social nesse momento tão crítico para todos nós! Higienização e distanciamento são fundamentais para o bom combate à doença. Se puder, fique em casa", afirmou o deputado Fábio Reis (MDB).
Na defesa pelo isolamento 2
Do deputado federal Fábio Mitidieri: "Nós temos trabalhado incansavelmente, fazendo a nossa parte destinando emendas para a saúde, para preparar a rede pública para receber os pacientes que venham a sofrer com a doença, mas todos precisam colaborar. Evitem aglomerações e, quem puder, fique em casa. Para a curva viral diminuir, é preciso que as pessoas evitem circular por ai".
Na defesa do isolamento 3
"Infelizmente, tivemos hoje [ontem] a confirmação de duas mortes por Covid-19 em Aracaju. Manifesto a minha solidariedade às famílias neste momento de dor e reitero: é preciso prolongar as medidas de isolamento social, para reduzir o número de contaminados e salvar vidas", afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania)
Último dia
Em meio à crise de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) segue o calendário para as eleições deste ano. Conforme Resolução nº 23.606/2019, do Tribunal Regional Eleitoral (TSE), fecha hoje a janela para trocas partidárias, do registro de estatuto de partidos e da renúncia de políticos que pretendam disputar outros cargos nas eleições deste ano.
Correria
Ontem foi dia de várias reuniões nos partidos por conta do afunilamento do prazo para filiações partidárias. Os contatos deixaram de ser por telefone para ser presencial. Uma chapa de vereador pode ter até 36 pré-candidatos.
PSD
O deputado federal Fábio Mitidieri passou o dia ontem trabalhando no fechamento da chapa de vereador. Já tem nomes definidos com dos vereadores Dr Gonzaga (ex-MDB), Soneca (ex-sem partido), Zezinho do Bugio (ex-PTB) e Manuel Marcos (ex-PSDB); e das ex-vereadoras Rivanda Farias e Lucimara Passos, que também se filiaram a legenda. Assim como o presidente da Câmara, Nitinho Vitale, que permanece na legenda e vai para a reeleição. O ex-deputado federal Adelson Barreto esteve ontem na sede do PSD conversando com Mitidieri.
MDB
Teve uma reviravolta no MDB, que é presidido em Aracaju pelo ex-governador Jackson Barreto. O empresário Everton Souza e o radialista Marcos Aurélio não vão mais se filiar ao partido, mas ao PDT do prefeito Edvaldo Nogueira. Não é improvável que o vereador Jason Neto deixe o PDT, que preside em Aracaju, para se filiar ao MDB por achar que tem mais chance de ser reeleito. A chapa ainda está sendo montada e um dos nomes forte é o do ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira.
PDT
Além de Everton Souza e Marcos Aurélio estarão na chapa do PDT os vereadores Vinícius Porto (Ex-DEM), que é líder do prefeito na Câmara, Isac (ex-PCdoB) e Anderson de Tuca (PRTB). Jason Neto vai decidir seu rumo após uma reunião hoje de manhã, assim como o vereador Seu Marcos (PHS), que já tinha definido filiação ao PDT, mas pode recuar.
PROS
Os vereadores Isac, Anderson de Tuca, Seu Marcos e Jason Neto chegaram a conversar ontem com o ex-deputado estadual Robson Viana para filiação ao PROS. Informações dão conta que os 27 pré-candidatos definidos na chapa do partido não aceitaram a filiação de ninguém com mandato.
PSC 1
O partido é um dos poucos que já está com a chapa fechada. Segundo o comandante do PSC em Aracaju, Clóvis Silveira, o partido não teve nenhum problema para fechamento da chapa de vereador com a filiação dos vereadores Thiaguinho Batalha (ex-PMB) e Carlito Alves (ex-Republicanos), pelo fato deles terem mandato.
PSC 2
Revela que a chapa de vereador do PSC já está fechada com 36 nomes. Entre os filiados os vereadores Fábio Meirelles (ex-Cidadania), Thiaguinho Batalha e Carlito Alves; e os ex-vereadores Bertulino Menezes, Jailton Santana e Daniela Fortes.
Avante
O Avante, também comandado por Clovis Silveira em Aracaju, tinha até ontem uma chapa com 23 nomes. Entre os nomes filiados o do ex-vereador Valdir Santos.
São Cristovão
O PSD terá em são Cristóvão o vice-prefeito Adilson Júnior como pré-candidato a prefeito e uma chapa de candidatos a vereador competitiva, que segundo Adilson, pode eleger de quatro a cinco vereadores. "Por conta do isolamento social não fizemos ato de filiação como estava marcado, mas assim que passar esse período vamos, ao lado de Fábio Mitidieri, Fábio Henrique, Adelson Barreto, pastor Jony, Jeferson Andrade, Betão do Povo e vários amigos fazer o ato em São Cristóvão", disse o pré-candidato.
Veja essa …
A sessão plenária da próxima quarta-feira da Assembleia Legislativa já será virtual, como vem ocorrendo no Congresso Nacional por conta da crise do novo coronavírus e da necessidade do isolamento social. Ontem já ocorreu treinamento preparatório para a primeira sessão virtual na Casa.
Curtas
Entre as ações para evitar a propagação do novo coronavírus é preciso colocar nos terminais de ônibus pias para as pessoas lavarem as mãos com sabão e até mesmo os depósitos de armazenamento de álcool gel 70.
Foi absurdo o engarrafamento ontem de manhã nas Avenidas Beira Mar por conta da vacinação da gripe Influenza para pessoas acima de 60 anos, por sistema de drive-thur no Shopping Riomar. É preciso descentralizar para evitar transtorno para todos.
Além de Sergipe, o Espirito Santo confirmou ontem a primeira morte por coronavírus: um paciente de 57 anos, que estava internado no hospital Jayme dos Santos Neves, em Serra.
Há informações de que a mulher de 60 anos que morreu ontem vítima do Covid-19 em Aracaju tinha participado, recentemente, de uma feijoada em família. Deve ser redobrada a atenção a esses familiares.