Presidente da AGAP revela que entidade está sempre em defesa do atleta profissional, no que diz respeito à negociação com os clubes
AGAP defende atletas na negociação de férias
Publicado em 16 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
Nesse tempo de pandemia em que o futebol está totalmente paralisado e os dirigentes negociaram com os atletas a concessão de férias coletivas de 20 dias, período que pode ser prorrogado a partir do dia 20 de abril. Nessas circunstâncias é que entra em atividade a Associaçãode Garantia ao Atleta Profissional de Sergipe (AGAP/SE), que tem como presidente o ex-atleta Sílvio de Freitas. Silvio sai sempre em defesa do direito dos atletas, principalmente no que diz respeito aos descontos que devem ser efetuados nessa negociação com os clubes. "Esses descontos devem ser aplicados em cima dos valores assinados na carteira", diz o dirigente.
Silvio revelou que em reunião, ficou acertado o pagamento das férias até o início de maio e que os descontos nos salários devem ser feitos conforme o valor assinado na carteira de trabalho.
– A AGAP ela tem uma assistência mais efetiva na área social.Masnós estamos acompanhando todos os movimentos através da Federação Nacional dos Atletas Profissionais, que eu também sou diretor. E com base nessas questões que têm acontecido nos últimos dias, ficou determinado, através de uma comissão nacional de futebol, que foi coordenada pelo presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, que cada clube pudesse definir com os jogadores, obedecendo, claro, as questões de descontos 0 disse Silvio de Freitas.
Segundo acerto entre os dirigentes e os atletas o pagamento integral do mês de março e férias a partir de 1º. de abril até 20 de abril, ficando os outros 10 dias para o final do ano. "Ficou acertado que o dinheiro das férias pode ser pago até 7 de maio, caso as atividades não voltem até o dia 20 de abril, será dada continuidade das férias até o final do mês, e em maio, discutidas novas possibilidades", esclareceu o presidente da AGAP, Sílvio de Freitas.
Segundo Silvio de Freitas, o acordo é válido para todos os times brasileiros que disputam as competições realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), portanto, Confiança, Freipaulistano e Itabaiana se enquadram nesse quesito.
– Esse acordo ele é para todos os clubes que disputam competições da CBF. Para os clubes sergipanos ele também pode ser aplicado. A única restrição é com relação aos valores que estão assinados nas carteiras profissionais. Que esses descontos se apliquem a esses valores. Aqui deveremos ter dificuldades com Itabaiana e Freipaulistano porque sabemos que aqui, infelizmente, elas são assinadas com salário mínimo e com o salário mínimo não pode haver desconto porque é protegido pela Lei Federal.