Sexta, 24 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Agentes de Saúde e Endemias de São Cristóvão recebem Kits de programa


Avatar

Publicado em 26 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Prefeito Marcos Santana acompanha a entrega dos kits (Divulgação)

Nesta manhã, o líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Rafael Sucatão, participou da entrega, pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, dos Kits do Programa “Saúde com Agentes” a 96 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), profissionais fundamentais na linha de frente da atenção primária à saúde no município.
Os kits contém mochilas, chapéus, coletes, aparelhos de aferição da pressão arterial, oxímetros, glicosímetros, tiras e lancetas para glicemia capilar. Por outro lado, os Agentes de Combate às Endemias receberam um conjunto que inclui mochila, chapéu e colete, itens essenciais para suas atividades voltadas à identificação e controle de possíveis focos transmissores de doenças, como os vetores da dengue, zika e chikungunya.
Para Rafael Sucatão, além de facilitar as tarefas diárias dos agentes comunitários, esses instrumentos desempenham um papel fundamental na detecção precoce de problemas de saúde. “Os ACS poderão aferir a pressão arterial, medir os níveis de oxigênio e glicose no sangue, por exemplo, e identificar mais rapidamente quaisquer sintomas de doenças que às vezes não são visíveis, e agendar consultas ou exames no posto de saúde”, explicou.
Anteriormente, os profissionais participaram de um curso técnico e estas ações fazem parte do programa instituído pela Portaria 3241/2020, que destina-se à formação técnica dos ACS e ACE.
Durante o evento, o prefeito Marcos Santana anunciou que enviará à Câmara Projeto de Lei criando mais 25 cargos de agentes comunitários, sendo que 17 serão para Agentes Comunitários de Saúde e oito para Combate às Endemias. “Serão mais 25 novos servidores públicos aprovados no último concurso a serem chamados para compor o quadro de homens e mulheres que tanto fazem pela saúde da nossa cidade”, concluiu.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade