Sábado, 18 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Agentes impedem fuga de dois detentos da Unidade de Custódia Psiquiátrica


Publicado em 11 de junho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Dois detentos tentaram fugir da Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP), antigo Hospital de Custódia, no bairro América (zona oeste de Aracaju). O plano foi descoberto na tarde desta sexta-feira por agentes da Polícia Penal de Sergipe e, segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejuc), seria executado neste fim de semana . A ação foi realizada a partir de uma revista de rotina, por servidores plantonistas da própria unidade.
De acordo com a diretora da UCP, Edjane Marinho, dois custodiados ameaçavam com frequência fugir da unidade. Em razão disso, ela reuniu o corpo diretivo e definiram que seria necessário a realização de inspeções diárias nas celas, buscando evitar justamente as fugas.Sendo assim, na rotina de inspeção diária, a equipe identificou um orifício justamente na cela em que estavam os custodiados que ameaçavam fugir. Imediatamente as medidas padrões foram tomadas pela direção.
“Eles foram remanejados de celas e por se tratarem de pessoa com transtorno mental em conflito com a lei, passarão por avaliação técnica, psiquiátrica e psicológica. Posteriormente, serão ouvidos pela comissão disciplinar da unidade para iniciar as ações pertinentes à abertura do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD)”, detalha a diretora.
A Sejuc explica ainda que a UCP é um dos tipos de estabelecimentos penais, previstos na Lei de Execução Penal, que destina-se aos inimputáveis ou semi-inimputáveis. É uma espécie de hospital-presídio, que tem o dever de custodiar e tratar a pessoa com transtorno mental em conflito com a lei. Nele, o exame psiquiátricos e os demais exames necessários ao tratamento são obrigatórios para todos os internados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade