Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Ainda o que falar


Publicado em 15 de agosto de 2013
Por Jornal Do Dia


Ainda repercute nas rodas políticas a twittada do governador Marcelo Déda (PT) sobre a sua preocupação com a disputa das prévias do PT em Sergipe e o apelo para que o secretário Silvio Santos (Casa Civil) venha a ser o nome de consenso do campo majoritário do PT por considerá-lo ‘capaz de garantir o diálogo’ nesse processo de transição.

Todos estão curiosos para saber como vão se comportar os dois candidatos a presidente do PT da tendência Articulação Unidade na Luta, hoje denominada de Construindo um Novo Brasil (CNB), os deputados federais Márcio Macedo e Rogério Carvalho. Ou seja, se eles vão atender ao apelo do governador de retirar suas candidaturas em nome da unidade partidária.

O fato é que nessa altura do campeonato será muito difícil para os dois candidatos da CNB retirarem suas candidaturas. A situação mais difícil é para Rogério Carvalho, uma vez que dentro da corrente Silvio é mais próximo a Márcio Macedo, estando, inclusive, na sua chapa ao lado do governador Marcelo Déda e do ex-presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Como é muito improvável que Rogério retire sua candidatura, mesmo diante do apelo do governador, Márcio também não tem porque abrir mão da sua candidatura em favor de Silvio, que no mês passado retirou o seu nome da disputa visando um consenso no campo majoritário. Isso porque Rogério não gostou do nome de Silvio ter sido lançado em dois momentos, sem que, como presidente estadual do PT, tivesse conhecimento.

Tanto Rogério quanto Márcio deseja hoje presidir o PT nos próximos quatro anos. Como deputados federais, é natural que os dois queiram estar à frente dos entendimentos políticos para as eleições de 2014 e 2016. Até porque vão ser discutidas a unidade do bloco, novas alianças, candidaturas e prioridades.
Essas discussões não serão fáceis. Principalmente a que deverá envolver uma possível aliança entre o pré-candidato a governador do bloco, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), e o DEM, do prefeito João Alves Filho. Tanto é assim que o próprio governador Déda, no twitter, disse que "radicalizações podem afetar a unidade necessária para hoje e para 2014".

Diante deste cenário, é muito provável que pela primeira vez o governador Déda não consiga a unidade dentro do seu campo político do PT. Mas até 22 de agosto – prazo dado no Processo de Eleição Direta (PED) para se discutir possíveis alianças e reformulações entre as chapas inscritas para o Diretório Estadual do PT, cujo pleito acontecerá no dia 10 de novembro – tem muita água para rolar por debaixo da ponte.

Rogério 1
Em conversa ontem com a coluna, o candidato a presidente do PT Rogério Carvalho disse que até aquele momento não tinha sido procurado por ninguém para um entendimento em torno do Processo de Eleição Direta (PED) sugerido pelo governador Marcelo Déda. Revelou que aceita conversar desde que seu nome não seja vetado como possibilidade de construir a unidade dentro da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB).

Rogério 2
Apesar de sinalizar para uma conversa, Rogério admite que não tem mais como recuar da sua candidatura. "Não tenho mais governo sobre mim. Tenho 170 pessoas mobilizadas, cinco prefeitos, dois deputados estaduais de duas forças distintas, aliança com Magal e com Severino, que são de outras correntes, e o presidente da CNB, que atua no país inteiro. Como voltar atrás diante de todo o processo de construção?", questionou.

Rogério 3
Para o deputado, a unidade do PT não é única da corrente Construindo um Novo Brasil. "A CNB é uma força importante e tenho alianças com várias forças do PT que me apoiam", afirmou, se referindo ao deputado estadual Francisco Gualberto, que é do PT Classista; ao deputado estadual João Daniel, que é de uma corrente nacional; ao ex-presidente Severino, que é de uma parte do Movimento PT; e ao ex-vereador Magal, que é de outra ala do Movimento PT.

Rogério 4
"Essa aliança com outras forças do PT me obriga a ter uma posição com relação a ela. Seria irresponsável não considerar a opinião dos companheiros das forças que me consideram renovação das forças do partido nos movimentos sociais e na militância interna do PT. Como darei meia-volta como se não houvesse construção histórica que me fez formar uma chapa?", indagou.

Rogério 5
Segundo Rogério, ele não pode mais dar meia-volta na sua candidatura a presidente do PT. "Respeito Déda, tenho muito carinho e gratidão por ele, mas em determinado momento construí um pouco de autonomia, liberdade para seguir esse caminho. Sem falar que existe desejo da militância de renovação, e para o PT participar da militância, da vida na sociedade e na renovação de agenda e método de trabalho".
 
Márcio 1
Através da sua assessoria, o deputado federal Márcio Macedo se pronunciou ontem sobre o PED, após apelo do governador Déda pela unidade. Disse que a sua posição é a mesma desde que Silvio Santos retirou sua pré-candidatura para construir a unidade do partido e companheiros da corrente Articulação Unidade na Luta/Construindo um Novo Brasil apresentaram o seu nome para a presidência estadual do PT.

Márcio 2
Informou que Márcio Macêdo é candidato a presidente do PT em Sergipe e está aberto para a construção da unidade, por ser essa a tese que vem defendendo desde o início das conversas dentro do campo majoritário.

Márcio 3
O deputado conta com o apoio de 43 diretórios, dos prefeitos Esmeralda Cruz (Carmópolis) e Chico dos Correios (Nossa Senhora da Glória), da deputada estadual Conceição Vieira, de vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, ex-vereadores, secretários estaduais e municipais, dirigentes partidários, além de contar com o apoio da militância em todos os municípios.

Projetos
Na tarde de ontem o escritório de arquitetura do ex-governador do Paraná Jaime Lerner apresentou ao prefeito João Alves (DEM) a primeira versão do projeto do que será o Bairro Modelo, que ficará na zona de expansão de Aracaju, e como ficará o Parque da Sementeira após a reforma. O contrato para os dois projetos foi firmado em maio deste ano entre a Prefeitura e o Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.  

Meio ambiente
Prefeitos da região do Agreste Central participaram ontem em Ribeirópolis da 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ao abrir a conferência, o secretário Genival Nunes afirmou que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões em 2014 e a inclusão dos catadores de lixo na cadeia produtiva, é um compromisso de todos e o Governo de Sergipe está fazendo a sua parte.

Solidário
Do presidente municipal do PT, Usiel Rios, com relação à queixa do vereador Max Prejuízo (PSB) de que a CPI dos Transportes foi arquivada porque o vereador Emanuel Nascimento (PT) pediu que ele procurasse os 19 vereadores da sua bancada para fechar a oitava assinatura necessária para a sua tramitação: "Emmanuel agiu corretamente e com coerência, considerando que o vereador Max integra uma bancada de 19 vereadores. Ele precisava de sete votos mais o dele. Que moral ele tem para cobrar dos outros, de um vereador do PT?"

PPS
O candidato a presidente estadual do PPS, Marcos Aurélio, disse ontem que vencendo as eleições vai trabalhar na organização do partido e conceder maior atenção aos Diretórios do interior visando atrair novas lideranças para a disputa estadual. Entre os que pretende convidar para se filiar na legenda, os sargentos Vieira e Edgar.

Desfazendo boatos 1
O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) e o prefeito Airton Martins (PMDB/Barra dos Coqueiros) ironizaram ontem sobre os boatos de que haviam rompido politicamente. Consideram os boatos "maldosos".

Desfazendo boatos 2
Segundo Airton Martins, mesmo que Gualberto não queira, ele vai votar nele. "Eu, minha família e meus amigos", disse o prefeito.  Já o deputado declarou que tem gente por aí querendo dar uma de doido, mas na política séria não tem espaço para isso. "Eu e Airton nunca deixamos de ser aliados políticos. Ponto final", afirmou Gualberto.

Veja essa…
Do deputado federal Rogério Carvalho à coluna, sobre a possibilidade de retirar sua candidatura a presidente do PT como apelou indiretamente o governador Déda na tentativa de unidade dentro do campo majoritário do partido: "A unidade do PT é maior que a CNB. Em tese sou o candidato que mais amplio. Não posso me render".

Curtas
O vice-prefeito de Capela, Chico de Ari (PSDB), rompeu politicamente com o prefeito Ezequiel Leite (PSC).

A prefeita Rivanda Batalha (PSB/São Cristóvão) pagará antecipadamente, nessa sexta-feira, a 3ª e 4ª parcelas do débito com os servidores referente ao mês de dezembro de 2012.

Nos próximos dias, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado colocará em pauta projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC) que permite que a "Mútua" – sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – destine parte de sua arrecadação para medidas que visem o aperfeiçoamento técnico e cultural dos engenheiros.

O deputado Valadares Filho (PSB) apresentou ontem projeto de lei propondo que famílias integradas por pessoas entre 15 e 29 anos de idade tenham prioridade de atendimento no Programa Minha Casa, Minha Vida.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE