Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Ajustes na equipe


Publicado em 11 de fevereiro de 2014
Por Jornal Do Dia


Desde que assumiu o governo de fato e de direito, em dezembro de 2013, que o governador Jackson Barreto (PMDB) vem fazendo algumas mudanças no secretariado.  Mas nada que modifique  a continuidade do projeto do bloco aliado.

Como não poderia ser diferente, Jackson colocou na Casa Civil e no Governo pessoas vinculadas a ele diretamente e ao seu partido: Zezinho Sobral, na Casa Civil, e o ex-prefeito João Augusto Gama, na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. No governo, Zezinho é a pessoa mais próxima de JB.
No final do governo Déda, esses cargos pertenciam ao PT com Silvio Santos comandando a Casa Civil e Oliveira Júnior o Planejamento.  Silvio será candidato a deputado estadual e Oliveira Júnior assumiu a subsecretaria de Desenvolvimento Energético.

O governador também mudou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o anúncio de Lúcia Falcon que só ficaria por mais 30 dias na pasta. No seu lugar assumiu Carlos Melo, que exercia o cargo de diretor na Deso.

Ontem, Jackson deu continuidade a reforma administrativa ao empossar  Francisco Dantas na Secretaria de Agricultura,  Benedito Figueiredo na Secretaria de Governo e Walter Pereira Lima na Secretaria de Justiça.
Quem comandava a Secretaria da Agricultura era Zezinho Sobral, que é o coringa no governo de Jackson, como foi Oliveira Júnior no governo de Déda.  Quando JB assumiu o governo ele acumulou a Agricultura com a Secretaria de Planejamento e depois foi para a Casa Civil.

Já a Secretaria de Justiça estava sob o comando de Benedito Figueiredo há 7 anos, desdeo primeiro governo de Marcelo Déda. Agora, JB deslocou o peemedebista para a Secretaria de Governo no lugar de Pedro Lopes, que era o braço direito de Déda.

Com as três nomeações de ontem, Jackson contempla o PRB do prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, que já tem a Cohidro, sob o comando do ex-deputado estadual Mardoqueu Bodano, e agora a Secretaria da Agricultura, com Chico Dantas.

Também contempla o PSD com a nomeação de Walter na Secretaria de Justiça. O partido já tem a Secretaria do Trabalho, comandada pelo presidente municipal do PSD, Fábio Mitidieri.
Jackson também amplia a participação do seu partido no primeiro escalão do governo. No governo de Déda o PMDB tinha as Secretarias de Justiça e Agricultura. Agora, na gestão de JB o partido tem a Casa Civil, Planejamento e Governo.
Com a posse dos novos secretários da Justiça, Agricultura e Governo poucas mudanças serão feitas a partir de agora no primeiro escalão.

Mudanças futuras
Ainda permanece vago no governo o escritório de representação de Sergipe em Brasília, vago desde que Pedro Lopes deixou o cargo para assumira Secretaria de Governo na gestão de Marcelo Déda.  Até 4 de abril, haverá mudanças na Secretaria de Turismo, com a saída de Elber Batalha para disputar mandato de deputado estadual, e no Detran, com a saída de Bosco Costa para concorrer a Câmara dos Deputados. O ex-deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB) será empossado nos próximos dias presidente da Adema.
Normal
Para o governador Jackson Barreto (PMDB) as mudanças que estão ocorrendo no seu governo é uma "reformulação natural do secretariado em qualquer administração".  Disse que ela dará um "novo fôlego" a gestão e que tudo o que quer é o "empenho e muito trabalho".

Registro
Jackson Barreto disse que ainda tem vaga no primeiro escalão do governo para o PCdoB. Ressaltou que no ano passado convidou o ex-prefeito comunista Edvaldo Nogueira para assumir a presidência da Fundação de Saúde.
O foco
Ao ser questionado ontem pela imprensa sobre a formação da chapa majoritária, Jackson disse que não está preocupado com isso. "Agora é hora de continuar trabalhando para melhorar o Estado e a condição de vida das pessoas. Não está na pauta a discussão política, mas o gerenciamento do Estado. No momento só vamos trabalhar".

Ponto de vista
De Jackson sobre a posição do PSB de querer uma vaga na chapa majoritária e estar aberto para conversar com todas as forças políticas: "É natural, é da política. Estou acostumado com todas essas coisas. Não vou entrar nessa discussão agora. As pessoas são livres para conversar com quem bem quiser. O homem público tem fazer aquilo que achar melhor".

Aumento
Com relação ao aumento do servidor público estadual, Jackson Barreto disse ontem que está trabalhando para conceder a reposição da inflação e um reajuste salarial. "Estamos trabalhando e analisando nos mínimos detalhes para dar uma resposta ao Sintrase. O Sintrase fique tranquilo, até maio anunciaremos", frisou.

Confiança
Do prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), sobre a ampliação do seu partido no governo com a posse de Chico Dantas na Secretaria de Agricultura: "Estamos juntos nesse projeto desde 2002, quando apoiamos José Eduardo Dutra (PT) para governador. Acreditamos nesse projeto e agora acreditamos no projeto de Jackson Barreto. Vamos fortalecer ao grupo rumo às eleições de 2014".   

Alfinetada
Segundo Heleno, o PRB não fará imposição de chapa majoritária em favor do projeto maior.  "Temos um grande nome que é Ivan Leite, ex-prefeito de Estância, mas não vamos impor nada para garantir o sucesso da aliança. A política tem o seu momento. Esse momento agora é de somação".
Aberto
O presidente estadual do PCdoB, Hallison de Sousa, disse ontem que o partido se sente "lisonjeado" pelo convite público do governador Jackson Barreto de que gostaria de ter a participação do PCdoB em seu governo e que está disposto a conversar com os dirigentes.

Senado
De acordo com Hallison, ainda está semana a Comissão Política Estadual do PC do B se reunirá para discutir o quadro político e o convite do governador.  Enfatizou que a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira ao Senado é hoje o principal pleito do PC do B para as eleições de outubro em Sergipe.

Debate
O pré-candidato a presidência da República pelo PSTU, Zé Maria,  participou ontem, em Aracaju, de um debate com a militância partidária sobre o tema "Construir uma alternativa nas lutas e nas eleições". O evento foi realizado à noite, na sede da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Sergipe (FAFER/SE).

Frente de Esquerda
Para a presidente estadual do PSTU, Vera Lúcia, é necessário unir o PSTU-PSOL-PCB em uma frente de esquerda socialista para apresentar um programa que deve partir das lutas da juventude e dos trabalhadores e suas reivindicações para mudar efetivamente o país. "E é a serviço destas lutas para mudar o país que deve estar a campanha da esquerda socialista", avalia.

Veja essa…
De Heleno Silva sobre o processo sucessório no bloco governista:  "Acho que Jackson Barreto tem de buscar o apoio do DEM para fortalecer o grupo na disputa acirrada que haverá este ano. A eleição sempre foi muito disputada em Sergipe. Vamos nos somar rumo ao projeto da reeleição. Se queremos a vitória do pré-candidato Jackson temos de ver nossas possibilidade e não pensar em si próprio. Não devo nada a ninguém da minha vida pública, por isso eu falo isso".

…e essa …
Ontem de manhã, no programa de George Magalhães, o prefeito Heleno Silva disse que a chapa mais forte para ganhar a eleição é Jackson Barreto disputando o governo, tendo o DEM como vice e o PT como candidato ao Senado. E que a chapa do sonho do PRB é Jackson (governo), Mendonça Prado (vice) e Eliane Aquino (senado)

Curtas
Natural de Simão Dias, o senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho acompanharam ontem o governador Jackson Barreto nas inaugurações de cinco escolas e uma quadra, e a construção de outra quadra poliesportiva.

Na ocasião, o governador informou por indicação da Câmara Municipal de Simão Dias, o Centro Profissionalizante do município, fruto de recursos do Proinveste, objeto de luta do governador Déda nos seus últimos meses de vida, levará o seu nome.

Quem também marcou presença ontem nas inaugurações em Simão Dias foi a viúva de Déda, a secretária de Inclusão Social Eliane Aquino. Além, claro, do secretário da Educação, Belivaldo Chagas.

O PT comemorou ontem à noite, em São Paulo, os 34 anos do partido com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e de lideranças da legenda no país e em Sergipe.

Da deputada estadual Ana Lúcia (PT): "Nossa maior vitória não foi chegar à Presidência da República em 1 de janeiro de 2003. Nossa maior vitória ainda está em curso: transformar a vida de cada brasileiro e cada brasileira, reduzir as desigualdades sociais, erradicar a miséria e trazer mais dignidade à classe trabalhadora".

O deputado estadual João Daniel (PT) acompanha a delegação sergipana, composta por cerca de 550 pessoas, no VI Congresso Nacional do MST) que acontece até a sexta-feira, em Brasília, com o lema "Lutar, Construir Reforma Agrária Popular".

Com três deputados estaduais, 12 prefeitos, oito vice-prefeitos  e dezenas de vereadores, o PSD também quer vaga na chapa majoritária do governador Jackson Barreto (PMDB). Já tem até o representante – o ex-deputado Jorge Araújo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE