Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Aldeias Turísticas


Publicado em 14 de janeiro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A Organização Mundial de Turismo (OMT) divulgou no final do ano passado, uma lista de 32 destinos de todo o mundo, considerados como as melhores aldeias turísticas de 2022.
Para a entidade internacional, trata-se de um reconhecimento de destinos rurais que estão adotando o turismo como motor de desenvolvimento e novas oportunidades de trabalho e renda, preservando e promovendo valores e produtos de base comunitária.
Segundo a OMT, referida iniciativa também reconhece as aldeias por seu compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos – econômico, social e ambiental – e foco no desenvolvimento do turismo em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As 32 aldeias estão em 18 países nas cinco regiões do mundo, referidas aldeias foram avaliadas por um Conselho Consultivo independente com base em um conjunto de critérios que abrange nove áreas: recursos culturais e naturais, promoção e conservação de recursos culturais, sustentabilidade econômica, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento do turismo e integração da cadeia de valor, governança e priorização do turismo, infraestrutura e conectividade, saúde, segurança e proteção.
De acordo com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “Para as comunidades rurais em todos os lugares, o turismo pode ser um verdadeiro divisor de águas ao gerar empregos, apoiar empresas locais e manter vivas as tradições. As Melhores Aldeias Turísticas da OMT mostram o poder do setor para impulsionar a diversificação econômica e criar oportunidades para todos fora das grandes cidades.”
O processo de seleção das aldeias foi longo, pois inicialmente foram apresentadas 136 aldeias para análise, encaminhadas por 57 Estados Membros da OMT (cada Estado Membro poderia nomear no máximo três aldeias).
Destas, 32 foram reconhecidas como Melhores Aldeias Turísticas pela OMT. Outras 20 aldeias entrarão no Programa de Upgrade. Todas as 52 aldeias também passarão a fazer parte da Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT criada em 2021 que a partir de então reúne 115 aldeias dos cinco continentes. A Rede oferece uma série de benefícios, incluindo treinamento presencial e online, compartilhamento de boas práticas e reconhecimento e conscientização internacional da marca.
A iniciativa Melhores Aldeias Turísticas é o projeto principal do Programa de Turismo para Desenvolvimento Rural da OMT. O Programa visa garantir que o turismo contribua para reduzir as desigualdades regionais de renda e desenvolvimento, combatendo o despovoamento, progredindo na igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e jovens, avançando na inovação e digitalização, melhorando a conectividade, infraestrutura, acesso a financiamento e investimento, inovando no desenvolvimento de produtos e valor integração da cadeia, promovendo práticas sustentáveis para o uso mais eficiente de recursos e redução de emissões e resíduos e aprimorando a educação e as habilidades. O Programa promove governança e parcerias em vários níveis e o envolvimento ativo e o empoderamento das comunidades.
A lista das melhores aldeias turísticas pela OMT 2022 é a seguinte: Zell am See, Áustria; Wagrain, Áustria; Puqueldón, Chile; Dazhai, China; Jingzhu, China; Choachí, Colômbia; Aguarico, Equador; Angochagua, Equador; Ecovila Choke Mountains, Etiópia; Mestia, Geórgia; Kfar Kama, Israel; Sauris-Zahre, Itália; Isola del Giglio, Itália; Umm Qais, Jordânia; Creel, México; El Fuerte, México; Ksar Elkhorbat, Marrocos; Moulay Bouzerktoune, Marrocos; Lamas, Peru; Raqchi, Peru; Castelo Novo, Portugal; Pyeongsa-ri, República da Coreia; Rasinari, Romênia; AlUla Old Town, Arábia Saudita; Bohinj, Eslovênia; Rupit, Espanha; Alquézar, Espanha; Guadalupe, Espanha; Murten, Suíça; Andermatt, Suíça; Birgi, Turquia e; Thái H?i, Vietnã.
Além disso, a OMT trabalhará com as seguintes aldeias participantes do Programa de Upgrade: Trevelín, Argentina; Krupa na Vrbasu, Bósnia-Herzegovina; Fontainhas, Cabo Verde; Ninhué, Chile; San Vicente de Chucuri, Colômbia; Barichara, Colômbia; Kalopanagiotis, Chipre; Pissouri, Chipre; Adaba, Etiópia; Khonoma, Índia; Neot Semadar, Israel; Otricoli, Itália; Il Ngwesi, Quênia; Grand Baie, Maurício; Bela Vista, Paraguai; Istebna, Polônia; Ferraria de São João, Portugal; Castara, Trinidad e Tobago e; An?tl?, e Cumal?k?z?k, Tuquia.
Vê-se que nas duas listas não consta o Brasil e o país tem um grande potencial turístico neste segmento, em todas as Regiões.
A Cerimônia de Premiação acontecerá em AlUla, Arábia Saudita, de 27 a 28 de fevereiro de 2023, consecutivamente com a primeira reunião presencial da Rede das Melhores Aldeias Turísticas da OMT. A próxima edição das Melhores Aldeias Turísticas da OMT será aberta em fevereiro de 2023.
Entendo que esta é uma orientação que o Brasil poderia adotar internamente, especialmente as Secretarias Estaduais de Turismo, identificando a existência de aldeias que pudessem entrar em um roteiro de turismo. O turismo em aldeias é uma janela de oportunidades para que as pessoas possam se aproximar das comunidades e conhecer outras culturas, valorizando as nossas heranças culturais que os povos originários construíram.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE