Alunos sergipanos treinaram muito, para representar bem o estado de Sergipe nas Olimpíadas Escolares
Alunos viajam para as Olimpíadas Escolares
Publicado em 03 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
A delegação sergipana que participará das Olimpíadas Escolares, etapa nacional embarca para Poços de Caldas-MG, nesta segunda-feira 3, às 19h. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), garantiu quatro ônibus especiais, que levarão a delegação sergipana à cidade mineira.
O governo assegurou também as refeições durante o percurso. A equipe sergipana é composta de 154 membros, incluindo alunos, técnicos e dirigentes da Seed. O campeonato ocorrerá no período de 6 a 15 de setembro e reunirá alunos atletas de todos os estados brasileiros.
Os primeiros atletas que viajam para as competições, são das modalidades individuais atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.
Os atletas das modalidades coletivas basquetebol, futsal, handebol e voleibol embarcam no dia 8 de setembro. Os atletas sergipanos foram selecionados durante as seletivas para as Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Departamento de Educação Física da Seed, que ocorreram no período de 4 a 11 de agosto envolvendo escolas das redes pública e particular.
Judô – Uma a modalidade esportiva que tem garantido bons resultados para Sergipe nacionalmente é o judô. Os alunos do Colégio Estadual Rodrigues Dórea sabem disso, pois, pelo terceiro ano consecutivo, participam das Olimpíadas Escolares.
A professora Tereza Cristina Aragão, diretora da unidade escolar, garante que o esporte mudou o comportamento dos alunos. "É uma alegria para o aluno representar a escola fora do estado e isso tem reflexos tanto no seu desempenho em sala de aula quanto em seu relacionamento com colegas e professores. Por isso estimulamos nossos alunos a se dedicarem a uma prática esportiva", disse .
Incentivo – A professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do DEF, da SEED, ressalta a importância do esporte escolar, como complemento à formação plena do aluno. "O esporte é um instrumento de conhecimento, socialização e inclusão que cria lastros que alicerçarão a vida futura dos estudantes", afirmou.
Maria Auxiliadora destacou a atenção que o Governo de Sergipe tem dado ao esporte estudantil. "É fundamental para a construção de uma cidadania plena, elevando a autoestima do aluno, que sente orgulho de representar seu estado e sua escola em importantes competições nacionais", declarou a professora.
Olimpíadas Escolares – Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares têm como finalidade descobrir novos talentos esportivos e integrar alunos de todas as regiões do Brasil. Além das disputas das medalhas, os atletas participarão de eventos educativos e culturais, que têm como finalidade promover a inclusão social através do esporte e da educação.
A realização das Olimpíadas Escolares é fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério dos Esportes.