AMO antecipa comemorações do Dia da Mulher
Publicado em 06 de março de 2018
Por Jornal Do Dia
A Associação dos Amigos da Oncologia – AMO antecipará para esta quarta-feira a celebração pelo Dia Internacional da Mulher – comemorado em todo o mundo em 8 de março -, com a doação de máquinas de lavar roupas para mulheres com câncer de mama e com a entrega do troféu "Mulher de Destaque 2018" para lideranças sociais e mulheres que contribuem com o fortalecimento da organização.
O objetivo do evento é relembrar a conquista de direitos políticos e sociais da mulher e oferecer a todas as mulheres envolvidas com a Associação, principalmente as que enfrentam a luta árdua contra o câncer, um momento de confraternização, de boas lembranças e de renovação da esperança. A animação da tarde ficará por conta do cantor e voluntário Luiz Arnaldo, bastante conhecido na noite aracajuana por seu amplo repertório musical.
Constam atualmente 2.298 pessoas com câncer em cadastro ativo na Associação, sendo 1.615 mulheres, o que corresponde a mais de 70% dos seus assistidos. Do total de mulheres, 818 – ou seja, pouco mais da metade delas – estão com diagnóstico de câncer de mama e lutam contra a doença, enfrentando diferentes tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e/ou cirurgia.
Em razão do expressivo número de mulheres assistidas com câncer de mama, a Associação disponibiliza projetos e ações específicas para esse público como de elevação da autoestima, terapias de grupo, doação de próteses externas, sutiãs de suporte, perucas e reabilitação fisioterápica, especialmente para as mulheres que passaram pela mastectomia, a cirurgia antineoplásica de retirada total de uma ou das duas mamas.
Entre tais ações, a doação anual de máquinas semiautomáticas de lavar roupas – do tipo tanquinho – promove qualidade de vida para mulheres mastectomizadas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que perderam parte da movimentação do braço, limitando assim a realização plena de suas atividades domésticas ou laborais. A ideia é, portanto, permitir a realização da atividade doméstica de rotina, sem grande esforço físico, ganhando tempo de vida, a um preço acessível e com baixo consumo de energia.
Neste ano, as homenagens são para as presidentes-voluntárias de associações de pacientes com câncer Idalina Campos, da Legião Feminina de Combate ao Câncer; Maria Ruth Wynne Cardoso, da Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe – Avosos; Neide dos Santos, da AAACASE; Elenilda Novaes, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC; e Aline Souza, das Mulheres de Peito.